“Por aqui mesmo”

Por: Luiz Carlos Prates

24/09/2018 - 10:09 - Atualizada em: 24/09/2018 - 10:37

O livro tem mais de 700 páginas, já o li umas quatro ou cinco vezes. É um hábito antigo de ler e reler obras que me sacudiram. Esse livro de que falo é do Napoleon Hill, um dos pioneiros da autoajuda que hoje anda por aí em “linha de montagem”, copiado e recopiado por muitos. De que livro falo? “A Lei do Triunfo”. Muito bom.

Relendo uma frase, um dia sublinhada nesse livro, lembrei de outra que se me afigura muito comum e verdadeira. A frase sublinhada dizia assim: – “Não é preciso procurar muito longe a oportunidade; que podemos encontrá-la no lugar onde nos encontramos”. Simples e incontestável, mas… muita gente pisca os olhos e diz que não é bem assim. Coitados dos fracassados existenciais. Incorrigíveis.

Essa frase do Napoleon Hill faz lembrar a velha história do lugar onde mora a felicidade: para a maioria, ela mora sempre lá e então, isto é, lá, em outro lugar, e então, em outro momento. Ora, quem pensar assim vai sempre ser uma pessoa infeliz. A felicidade não pode estar “lá” e “então” se nós estamos aqui e agora. Ou a felicidade está no nosso aqui e agora ou nada feito. E quem é que a coloca no aqui e agora? Nós, ninguém mais.

Mas como disse, a frase do Napoleon fez-me lembrar de observações que faço de há muito. É observar pessoas que viajam com amiúde frequência, viagens de férias, viagens a lazer, viagens, não raro, sem qualquer fundamento, e isso é muito comum. Essas pessoas, que vivem viajando costumam ser emocionalmente embotadas, vivem enfaradas delas mesmas e, por isso, não tiram o pé da estrada… Sim, e como é que elas voltam dessas viagens? Voltam como foram, enfastiadas.

E é isso o que mais me incomoda. Mas eu já devia estar acostumado, vejo um caso desses quase todos os dias. Mas me incomoda. Para que sair de casa se é para voltar do mesmo modo como  saiu? É que essas pessoas, que não ficam quietas em casa, não sabem que na verdade estão fugindo delas mesmas. E levam na cabeça essa ideia torta de que a felicidade está sempre lá adiante, fora de casa. Coitados e coitadas. Ou a felicidade está na palma da mão, companheiro/a, ou não estará em nenhum lugar, não é mesmo Napoleon Hill?

Lembrete

Para os jovens que estão “pensando” em um dia entrar no mercado de trabalho, é bom recortar e guardar na carteira. É o seguinte: – “Aquele que produz um trabalho superior ao salário, em breve estará ganhando um salário maior do que o serviço prestado…”. É uma espécie de lei universal, uma energia que vai abençoar os operosos. Já os vadios que abram o olho, trapacear no trabalho produz… olho da rua.

Legal

Legalizar as drogas é como incentivar o suicídio, mesma coisa. O Uruguai legalizou a maconha… Os homicídios cresceram 66% de um ano para outro. É que agora as gangues rivais de venda de drogas têm menos espaço para lucrar e… estão se dizimando. E lá, como aqui, os que sustentam o tráfico são os asquerosos das classes mais abastadas, são os canalhas da classe média para cima. Ordinários.

Falta dizer

No programa Vai Que Cola, no MultiShow, há um sujeito desempregado, que não dá para nada, mas vive se queixando que não arruma emprego… Lá pelas tantas, ele diz aos amigos: – “Ah, desse jeito, vou voltar a ser “coach”! Ele tem toda a razão, brincando se diz verdades, constrangedoras verdades…