O tempo é uma riqueza que não volta mais – Leia a coluna do Prates deste sábado (21)

Foto Divulgação

Por: Luiz Carlos Prates

21/03/2020 - 06:03

Você conhece alguém muito pobre? Pois, esse alguém nasceu com a mesma riqueza de um sujeito muito rico. Os dois nasceram com a mesma “moeda” no bolso da vida.

Essa “moeda” por igual todos a ganhamos na hora de nascer, ela vale o tempo todo enquanto vivermos… Você matou a charada, é isso mesmo. A riqueza é o tempo.

Todos nascemos com o mesmo “tempo” pela frente. Você me pode dizer que alguns vivem muito tempo, outros vivem bem menos desse tempo. Não discuto, mas enquanto vivos os seres humanos têm a mesma riqueza, o minuto de 60 segundos, a hora de 60 minutos e por aí…

O que é então que nos faz diferentes na vida, por que alguns estão lá na frente e outros, nós mesmos, aqui atrás? A resposta passa pelo modo como usamos do nosso tempo. Você sabe que muitos jogam esse tempo pela janela de suas leviandades, deixando tudo para amanhã, um amanhã que nunca chegará como nunca chega para os “atrasados” da vida.

Não vale dizer que muitos preguiçosos e até coisas piores passam pela vida numa boa, gastando o dinheiro da família e nem aí para o tempo da semeadura para a posterior colheita. São casos típicos dos parasitas familiares, muito comuns.

Fora disso é viver o tempo, usá-lo bem para mais tarde, bem mais tarde, poder gozar de um novo tempo, o tempo da hoje esticada velhice. Tempo não usado não pode ser estocado, passou, passou. Engraçado ter que dizer isso. As pessoas, maioria, vivem falando em “recuperar o tempo perdido”, não há expressão mais estúpida que essa.

Tempo perdido foi-se, nunca mais, o saldo pela frente será bem menor, afinal, quem não sabe que a cada piscar de olhos estamos mais velhos e com menos tempo? Viver o aqui e agora intensamente é usar bem do tempo, o que não significa passar o tempo fazendo bobagens e pensando em falsos lazeres.

Não vamos longe, o ano escolar, por exemplo. Todos os alunos começam no mesmo dia, com os mesmos professores, na mesma sala, nos mesmos horários, tudo por igual, mas… Lá pelo meio do ano, alguns alunos estão lá na frente e a maioria ficou para trás, os primeiros já estão no futuro e os restantes atolados no passado.

Não aproveitaram o tempo. É o destino da maioria dos humanos. Falta-lhes um “despertador”. Acordem!

Crentes

O crente mais histérico, mais circense, o que faz um baita sinal da cruz quando passa na frente de uma igreja, o que canta mais alto na missa, o que faz de tudo para carregar o andor no dia da procissão, comprovadamente por sociólogos americanos, são os menos crentes, na verdade.

Os de fato crentes são discretos, raros sabem de suas devoções, orações e fé. Esses têm linha direta com seu deus…

Posses

Bem analisadas, muitas vidas, maioria, têm mais do que precisam. Quase todos nós temos guarda-roupas com mais roupas de que precisamos, guarda-roupas mentais, quero dizer. Lixo puro.

Aliás, não foi de graça que os antigos assírios disseram que “Tudo são vaidades e correr atrás do vento”. Vivemos correndo atrás dos ventos do nada, e vamos entupindo nossos armários e cabeças…

 

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul