“O que você evitaria fazer em 24 horas?”

Foto Divulgação

Por: Luiz Carlos Prates

18/04/2019 - 07:04 - Atualizada em: 18/04/2019 - 07:37

Penso que já temos intimidade suficiente, leitora, leitor, para lhe fazer perguntas, afinal, você me visita neste canto com regularidade. Vamos lá?

Diga-me, não vale piscar, o que você gostaria de evitar, de não fazer por apenas um dia, por apenas 24 horas?

Essa pergunta me ocorre porque todos nós fazemos coisas, todos os dias, que não gostaríamos de fazer e, pior que tudo, podemos não fazer.

É só decidir não fazer. Sei que nossos condicionamentos são poderosos, nos empurram para ações repetidas antes que possamos reagir.

Condicionamentos, hábitos, não são maus de um todo, pelo contrário, nos encurtam caminho para trabalhos e ações que precisamos repetir todos os dias, mas…

Entre essas ações há as nocivas, sem nenhuma vantagem para nós.

Aliás, falando nisso, os Alcóolicos Anônimos alicerçam seu trabalho nessa proposta do “só por hoje”. Só por hoje não vou beber. E sabes por quê? Porque é um vezo humano fazer promessas para o futuro e para o impossível ou quase isso. –

“Ah, vou fazer uma dieta por um mês, só quero ver o resultado que vai dar, por um mês vou fechar a boca…”. Promessa estúpida. Geralmente a promessa dura algumas horas, se tanto.

A promessa tem que ser sobre o hoje – só por hoje. E o hoje se repete no amanhã…

Já falei aqui do sujeito que faz flexões de braços sobre o chão. Faz 15 flexões e bufa, desanda. Mas promete para amanhã fazer 20 flexões. Estupidez. Tem que se prometer fazer 16… Apenas uma a mais. Depois disso, 17… Depois, 18… E assim até perder a barriga, se for o caso. Nossa vida é hoje. Hoje não me vou irritar no trânsito, hoje não vou ser grosseiro com minha mulher, só hoje…

Hoje vou ser bom funcionário, vou respeitar a empresa, meus colegas, os estranhos… Mas só por hoje.

Engraçado, muitos idiotas vão fazer meditação, procuram por “gurus”, procuram por analfabetos, opa, quis dizer “life coaches” (coitados…), procuram por isto ou aquilo e esquecem que qualquer mudança, que todas as mudanças de que precisamos fazer, dependem unicamente de nós, de ninguém mais.

Sim, sei, um empurrãozinho não faz mal, mas que fique claro, tudo pode ser feito por nós, decisivamente por nós, no aqui e agora, hoje. Só por hoje me prometo ser “educado”. Bah, difícil, vou pensar em outra coisa…

 

Beleza

Esperança para muita gente. Ouça esta que acabei de ler no livro “O Homem Que Queria Ser Feliz” – “O sucesso que se tem ou não junto ao sexo oposto tem pouca relação com a aparência física”.

Crescemos ouvindo dizer que a melhor beleza é a de dentro, hummm. Para quem não aceita a ideia, um dado da imaginação: Que sufoco deve ser ter uma beleza ao nosso lado e essa beleza ser uma toupeira… Bah, onde é mesmo a porta de saída?

 

Brilhos

Essa beleza interior de que falei, que é a beleza que nunca murcha, essa beleza depende um pouco dos genes, de algo natural da pessoa, como depende basicamente da educação, dos valores, do caráter, das posturas espontâneas que revelam a grandeza não vista por fora. É para poucos, mas esses poucos existem. Não por outra razão, há tão poucos bons casamentos…

 

Falta dizer

Diz uma pesquisa da Ipsos que – “Dois terços das famílias não pensam em poupar”. Ah, é? Pensam então no quê, abobados? E esses trouxas vêm ainda com a conversa mole do “ganho pouco…”.

Mas gastam dinheiro frouxo com lazeres e comidas fora de casa. Vão envelhecer e não vão ter onde cair mortos. Adianta avisar?