O poder interno é para poucos – Leia a coluna do Prates desta sexta-feira (20)

Foto Divulgação

Por: Luiz Carlos Prates

20/03/2020 - 06:03

Há dois tipos de poder, o interno e o externo. Se você tiver só o poder externo, você não terá poder nenhum, seu poder será o poder “delegado”, isto é, autorizado, permitido por outras pessoas. Caso da maioria que anda por aí se achando com poder.

Aliás, o poder externo é típico dos ditadores, por fora falsamente poderosos e por dentro nulidades absolutas, para não dizer estupidez absoluta.

O grande poder, o poder que produz felicidade, é o poder interno, sobre nós mesmos. Mas é bom repetir, esse poder interno é para poucos, e pela singela razão de que são raras as pessoas inteligentes e sensíveis. Raríssimas.

Digo o que digo pensando numa frase que recolhi assistindo ao programa Hoje em Dia, da Record, o melhor programa das manhãs brasileiras e não digo isso porque visto a mesma camisa, seria estupidez dizer isso só pela camisa…

Numa entrevista com uma psicóloga, lia-se às costas da psicóloga uma frase na parede: – “Respeite seu tempo”. Essa é uma frase para ser pensada. Quem respeita seu tempo é pessoa de poder, de poder interno, o verdadeiro poder. Não costumamos respeitar nosso tempo, o jogamos fora quase que o tempo todo e isso vai ter um preço. Antes de tudo, o preço do arrependimento. Daqueles arrependimentos à beira da morte, cruzes…!

Momento em que a pessoa olha para trás e suspira: como fui burra, como perdi tempo com bobagens na vida! É tarde, muito tarde.

As pessoas sabem que todos, inescapáveis, temos um prazo de validade, todos acabarão num caixão… E por acaso isso não é verdade?

Então, que sejamos um pouco mais sábios, que usemos o nosso tempo com mais leveza, bons prazeres e uma semeadura que lá adiante, na hora final, pelo menos a pessoa possa dizer: Vivi, aproveitei meu tempo!

A maioria vive correndo de um lado para outro, fazendo “trabalhos” ou ações inúteis, criando problemas e perdendo tempo com frivolidades. Regra absolutamente geral.

O que você vai fazer daqui a pouco é importante? Vai lhe acrescentar vida a vida, vai lhe trazer prazer ou é meramente um deverzinho criado por você?

Você tem poder, o poder interno para saber e decidir. Pense bem, vai valer a pena? Você decide.

Infelizes

Dia destes, no norte do Quênia, África Oriental, numa reserva florestal onde é permitida a caça, dois amaldiçoados foram lá e mataram duas das três últimas girafas brancas do mundo. Elas tinham “leucismo”, um desvio genético na pele que as fazia nascer totalmente brancas, sem listras, lindas, diferentes.

O que passa pela cabeça de amaldiçoados que matam bichos indefesos como lazer, caça? Desejo a eles as mesmas “balas”. Certeiras.

Leitura

Em Sobral, cidade do interior do Ceará, estudam os melhores leitores do Brasil, guris e gurias que leem com rapidez e compreensão. Um testezinh: chame seus filhos e mande-os ler sem piscar esta lista: – “São, santo, sapeca, onça, seu, sino, açaí, unha, nossa, saúde, sã, múmia, sonso, meus…”. Tropeçou, perdeu. Esse tipo de “brincadeira” é brincadeira para os jovens por lá. E por aqui os mimimis das mamães se acham, avaliam-se pela marca das mochilas. Analfabetos.

Falta dizer

Aos “meus direitos” se antepõem “meus cuidados, meus deveres”. É bom que os irresponsáveis se lembrem disso.

Vejo todos os dias, safados e safadas levando crianças ou criancinhas quase de colo em bicicletas, lado a lado com carros e ônibus em ruas movimentadíssimas.

Depois não se queixem da sorte, irresponsáveis! E quem “de direito” não faz nada, finge não ver.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul