Nosso PIB individual – Leia a coluna do Prates desta sexta-feira (13)

Já ouvi várias vezes alguém dizer – Ah, não vejo a hora de me formar! Toda vez que ouço essa frase “desatenta”, lembro-me de uma outra: – “Não existe o dia da formatura para aqueles que querem crescer e prosperar”.

Todos os dias ouço gente falando bem ou mal do PIB brasileiro, nosso produto interno bruto, só que essas mesmas pessoas não falam de seus “PIBs” pessoais. Todos temos um “produto interno bruto”, um PIB de qualidade, todos. Raros, todavia, o têm.

Há dois tipos de crescimento na vida humana, o por dentro e por fora. Na sociedade capitalista dos niilismos dos valores éticos, vale quem tem mais… Quem tem mais por fora, no banco. E quem cresce por dentro, quem de fato tem um “produto interno, nada bruto”? Ah, esses costumam ter pouco valor.

Dia destes, num desmoronamento no Rio de Janeiro, muita chuva, dois bombeiros morreram soterrados ao tentar salvar pessoas. Esses bombeiros são mais que heróis, eram defensores da vida alheia, eram pessoas de valor infinito, todavia, na sociedade das aparências, eles valiam o salário que recebiam. Sociedade podre, imunda, suja, de “PIB” nulo ou nem isso.

Temos que crescer por dentro, um título de aparência, meramente simbólico, uma celebração falsa de formatura, não leva o ser humano à plenitude do ser. Leva às aparências que não raro conduzem à depressão e ao suicídio. Não sou eu a dizer, é a OMS, são psicoterapeutas do mundo…

Quem de fato quer ser na vida não se diz “formado” nisto ou naquilo, se diz um eterno estudante, como dizia Gonzaguinha, um eterno aprendiz. Os abobados, contudo, saem diagnosticando e tratando pessoas com a incompetência de seus ‘PIBs” de subdesenvolvidos, ignaros. Maioria escandalosa.

Crescer não tem limites, formatura é ato simbólico, nada mais. É isso o que os pais têm que dizer aos filhos, os professores insistirem em sala de aula e a vida, aqui fora, reconhecer. Fora disso são estampas, aparências, e dessas estamos até aqui. Que não digamos a nós mesmos que somos “formados” no que quer que seja, que sejamos honestos e humildes para reconhecer que somos uns nadas perto do que não sabemos. Quando ouço dizer que o fulano é “doutor” nisto ou naquilo, vou lá fora cuspir. Grosseiro? Rima com verdadeiro.

Dívidas

Notícia que me irrita é sobre endividamento de famílias. Rarissimamente é endividamento resultante de tratamento médico, é endividamento produzido por lazeres, saídas e viagens sem rumo… Nunca leram um livro, mas gastam. Gastam e culpam os governos. A notícia que circula é que a facilidade de crédito é o que está endividando as famílias. Ué, me oferecem crédito e eu saio gastando? Só os broncos fazem isso…

Diplomas

Aos que “conseguiram” um diploma universitário é bom lembrar que a expressão que indica aprendizado em chinês é formada por dois símbolos: um representa o estudo, e o outro a prática constante. Ninguém deve pensar em aprender sem pensar, sem praticar constantemente. Os “formados” em Medicina, mais que outros, devem saber disso… Credo! O que anda por aí em todas as áreas são apenas “formados”, diplominha na parede. Horror!

Falta dizer

Para as multidões de abobados que andam por aí… É bom lembrar que não existe dia da formatura para aqueles que querem crescer e prosperar. Aliás, para os que querem “ser”, ser é a manifestação da verdadeira realização humana. Diploma no Brasil é muito fácil de se obter. Há vários modos, os endinheirados sabem bem…

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul