“No Brasil entra quem quiser” – Leia a coluna do Prates deste sábado (14)

Foto Divulgação

Por: Luiz Carlos Prates

14/03/2020 - 06:03

Vou falar de algumas “pessoas”, mas antes preciso dar algumas voltas.

Você olha para os lados, não vê ninguém em casa e entra. A casa não é sua nem de um conhecido. O que você é? De tudo um pouco, diante da lei, de tudo um pouco. Tem que ser preso/a e não pode chiar. E por que essa lei não valeria por igual num país estrangeiro? Nos Estados Unidos vale.

Lá o ordinário que se atrever a entrar no país pela porta dos fundos e for pego, vai ser “pegado”. Já por aqui não, no Brasil entra quem quiser, portas abertas, seja para quem for… Isso sem falar que desajuizados concederam passaporte sem visto para alguns cidadãos lá de fora. Pegar quem assinou essa “lei” ou ordem, “pegar”…

Li ontem nos jornais que, dia destes, 35 brasileiros voaram dos Estados Unidos para o Brasil algemados. Desconfio da história, mas vá lá… Eram brasileiros deportados dos Estados Unidos, tinham entrado lá por baixo do pano… Minha primeira pergunta: o que foram fazer lá? Se eu disse agora da profissão deles e a que se propunham nos States não vão faltar idiotas para falar de preconceito.

Bolas, todos temos preconceitos, todos. Não nasceu até hoje alguém que não tenha preconceitos, bolas.

O que mais me irrita é que os “ilegais” querem entrar em terra estranha escondidos, não sabem fazer nada e dizem que lá fora tudo é mais fácil. Nada como a ignorância. O sujeito pode ser um labrego no Brasil, mas será um labrego brasileiro, de certo modo respeitado. Lá fora não, lá será sempre um “pelego” de segunda classe. Nada, repito, como a ignorância.

Achar que a felicidade está no “lá e no então” é mesmo coisa de gente tapada. Quem se dispuser a estudar e trabalhar no Brasil conseguirá o bem que entender, conseguirá. Mas vá dizer isso aos que acreditam em Papai Noel. Para esses, o Papai Noel é sempre um estrangeiro a morar bem longe daqui.

Voltaram algemados? Não acredito, mas… Acharam que a porta estava aberta, não viram ninguém por perto e entraram? Ah, companheiros, isso só é válido no Brasil, aqui vários passaportes foram dispensados do visto. Depois não entendem por que o país não é respeitado e vai mal. Alô, Brasília!

Otimismo

Ouça esta, do livro “Cura Espiritual”, uma coletânea da Editora Abril com verdades médicas mundiais: “O otimismo contagia os pacientes e lhes dispara energias”. Hipócrates, considerado o Pai da Medicina, dizia que “alguns pacientes, com a consciência do risco de sua condição, recuperam-se apenas com a bondade do médico”. Bah, hoje em dia é muito difícil então… A maioria que anda por aí é “assertiva/direta”, sinônimo de incompetência médica.

Verdade

Há muitas situações na vida que são de fato muito pesadas, não raro, sem volta, sem saída, mas… As pessoas, profissionais sensíveis, ou amigos, nunca dizem desse “sem saída”, sempre dão alentos, dizem das dificuldades, mas também das possibilidades de superação, sempre. O que não configura enganar o outro, mas dar-lhe energia para as esperanças. E esperanças produzem milagres.

Falta dizer

Muita gente se acha. E essa gente, ou gentalha, vivia fazendo viagens turísticas, ou de lazer pessoal em aviões da FAB, e nós, os trouxas, pagando, é claro. Dizem que o governo vai botar ordem na casa, duvido. As escumalhas de todos os “poderes” vão continuar viajando, queres apostar? Os que têm vergonha na cara são poucos, conheces algum?

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul