“Não adianta…Quem for bom aluno será em qualquer colégio”

Foto Divulgação

Por: Luiz Carlos Prates

02/05/2019 - 07:05 - Atualizada em: 02/05/2019 - 07:57

Seria muito fácil ser alguém na vida se o talento, a criatividade, viesse de fora. Bastaria dar de presente a um jovem médico o melhor bisturi para que ele fosse um magnífico cirurgião. Seria muito fácil dar elegância a uma mulher dando-lhe um conjunto de roupas da mais alta grife francesa… E assim com tudo.

Aliás, com frequência, passo na frente de uma escolinha de futebol e vejo pais chegando com o fi lho com o que há de melhor, da cabeça aos pés. O guri desce com uma chuteira que nem o Pelé jamais usou… Calções, caneleiras, luvas, tudo do bom e do melhor.

Mas, com certeza,o filho não joga nada, nunca vai jogar. Não são os brilhos externos que nos dão o brilho interno do sucesso. Vou dizer a que venho. São colégios particulares, em São Paulo, e sem vagas. São “grifes” escolares importadas dos Estados Unidos. Sabes quanto a matrícula? R$ 16.500,00.

Isso mesmo, você ouviu bem, dezesseis mil e quinhentos reais, só a matrícula. E as mensalidades são: R$ 9.800,00. Quantos ganham isso de salário no Brasil? São colégios para filhos dos ricos, só que… Não vai adiantar de nada se os fi lhos não forem uns incendiados da vontade.

Não há bom professor que mude o leme de vida dos mandriões. E quem for bom aluno será bom aluno em qualquer colégio, aprenderá. Vale para o jovem médico, se for apenas mais um no mercado, como é o caso da estonteante maioria, puft, não vai adiantar de nada dar-lhe o melhor dos bisturis. E assim com m,tudo.

O que nos faz bons ou maus na vida é o caráter e a vontade. Com boas índoles e vontade ninguém segura um ser humano, ele poderá ser tudo e do melhor tipo e estilo. Claro que um bom colégio ajuda, mas ajuda os poucos alunos dispostos a aprender e a ser.

É para poucos, insisto. Não fosse assim, todos os filhos dos ricos seriam alguma coisa na vida, mais das vezes são uns blefes. Sinto muito, mas não os vou levar para compadres. E nunca nos lamentemos do pouco de que dispomos, esse pouco pode ser mais que sufi ciente para que sejamos o que quisermos na vida.

Vontade e esforço são a mãe e o pai do sucesso… Não adianta Tribunal Todos nós temos na consciência um “tribunal” diabólico, ele não nos deixa passar impunes por nada de errado que façamos.

Podemos tapear os outros, não a nós mesmos. Epicteto, o filósofo romano, dizia que – “Vida feliz e vida virtuosa são sinônimos. Felicidade e realização pessoal são consequências naturais de atitudes corretas”. Tenho pena e nojo dos “lava jatos” da vida. Coitados, infelizes.

Ela

Jovem, bonita, 25 anos, professora em Nova Iorque e… Demitida por “ingenuidade”. Um aluno teve acesso a uma foto da professora sem a blusa, com os seios à mostra.

Foto que ela mandou para um jumento/namorado, e que vazou. Quantas e quantas por aqui fazem isso e depois se queixam da “sorte”? Eles pedem pelas fotos e elas, “ingênuas”, as mandam… Mas os impotentes não mandam fotos deles quando estão traindo. Vagabundos.

Falta dizer

Volta e meia, o assunto reaparece: a proibição ou não dos fogos de artifício ruidosos, barulhentos. Barulhos que perturbam a saúde de animais, trabalhadores, pessoas idosas, crianças, doentes, todos, enfim, que têm sensibilidade e juízo.

Mas olhe bem para a cara de um sujeito que explode um desses fogos. Tudo se explica: pobre diabo .