Mentiras pelo caminho – Leia a coluna de Luiz Carlos Prates

Por: Luiz Carlos Prates

07/12/2022 - 08:12 - Atualizada em: 07/12/2022 - 08:53

Constrangido de repetir, mas… Não há saída. Gosto de frases, recorto-as dos jornais, copio-as dos livros, e muitas das minhas frases guardadas foram tiradas de para-choques de caminhões, hábito do passado.

A frase mais recente me chegou da Maitê Proença, numa declaração dela para repórteres. Ela disse que “A maturidade tira as mentiras do caminho”. – Maitê, querida, vem cá, senta ali, vamos conversar! A maturidade de que a Maitê fala é na verdade velhice.

E do meu ponto de vista a velhice não tira as nossas mentiras do caminho, a velhice, para muitos, mata as ilusões, os sonhos, isso sim. À medida que o tempo vai passando, muitos desistem de algumas “ilusões” em razão do cálculo que fazem para chegar à realização de algum sonho.

Esse tipo de postura não tira as “mentiras” do caminho, tira as saudáveis “loucuras”. Ai de quem não seja um pouco “louco”. Claro, a leitora inteligente sabe que falo da “loucura” de não olharmos para o calendário e ele nos sentenciar a apagar o facho dos entusiasmos, das loucuras mesmo.

E é por isso que vivo pregando uma vida casada com um sonho, um sonho daqueles que não se apagam com o passar do tempo, uma causa por que lutar, um gosto, uma paixão. A danação é que pouca gente tem esse fogo no coração. As pessoas vão se dando por vencidas.

E não é preciso chegar bem lá adiante na vida para pensar ou se achar vencido pelo tempo. Há pessoas que aos 40 anos, ou bem antes até, que já pensam em parar, em desistir de algumas lutas, lutas que bem poderiam deixar essas pessoas mais jovens, a juventude do entusiasmo.

Ontem ainda lia no Estadão sobre cursos de balé no Rio e em São Paulo para pessoas já bem “vividas”. Pessoas com 60, 70, 80 anos. Essas pessoas não vão virar bailarinas, vão dançar, viver.

Um dos frequentadores (aluno) de um desses cursos é um cara bem conhecido na música popular brasileira, como cantor e compositor, já participou (de modo bem-humorado) da dança dos artistas na Globo.

E olhe, ele tem uma barriga de fechar o comércio. O sujeito tem 62 anos. Bravo. É assim que se faz. Tirar o time de campo pela idade, Maitê, é covardia e morte mais cedo…

PESQUISA

Pesquisadores americanos fazem pesquisas absolutamente inúteis, perda de tempo mesmo. Estava lendo há pouco sobre uma velha pesquisa dos alunos de Yale sobre quem fica com o controle remoto da televisão na mão enquanto os “pombinhos” estão ali, juntinhos… Bolas, pesquisa inútil. “Eles” ficam com o controle na mão. Elas só pegam o controle quando ele é derrubado… E aqui é diferente, hein, leitora, é diferente?

MÁSCARA

Durante a pandemia, aquele senhor chamado de… Ah, sim, chamado de Mourão andava com máscara que trazia o escudo do Flamengo, não tem cabimento, o cara é gaúcho. Agora, esse senhor ganhou vaga no Senado concorrendo pelo Rio Grande do Sul, e lá o bicho pega. Ou ele torce para o Grêmio ou para o Internacional. Que não se atreva a mostrar escudo do Flamengo no Rio Grande do Sul, que não se atreva. Vamos ver, tente…

FALTA DIZER

Atriz famosa. Numa entrevista, dia destes, ela falou que bebeu demais na vida. – “Tive sérios problemas em razão desse vício”, disse ela. Em seguida, desculpou-se. – “Vício não, doença. Vício é palavra que impõe um julgamento de valor”, emendou. Vício é vício sim. Que hipocrisia. Qualquer diz vão dizer que roubo não é crime, é descuido…