Kirk Douglas e Anne Byydens – Confira a coluna do Prates deste sábado (15)

Foto Divulgação

Por: Luiz Carlos Prates

15/02/2020 - 07:02

Dizem que a inveja é um dos pecados capitais da vida, sei não… Depende da inveja. Tenho, por exemplo, inveja dos casais que vivem juntos por anos e anos e anos… O exemplo mais recente me fez mergulhar numa pesquisa sobre um cara que muito admirei no cinema: Kirk Douglas. Kirk morreu semana passada aos 103 anos. Admirável nas telas e na vida.

Espere só um pouquinho, já vou dizer por que invejei Kirk Douglas. Vi filmes inesquecíveis com ele, como, por exemplo, Spartacus e 20 mil milhas submarinas, inesquecíveis.

Kirk, na faixa dos 30 aos 40, era um sol na vida de multidões de mulheres pelo mundo, ele sabia disso e cantava fino com elas. Pegava quem bem entendia… Era, pelo menos, o que ele pensava, até que… Apareceu-lhe num set de filmagens uma atraente mulher, cheia de si e sabendo onde tinha o nariz, uma tradutora de idiomas, Anne Byydens.

Kirk a viu e partiu com tudo. Deu com os burrinhos n’água, Anne não era do tipo que caía “facilmente” de amores por um famoso. Kirk deu giros no quarteirão até conseguir namorar Anne. Namorou e com ela casou.

Um casamento que me deu invejas: 65 anos juntos. Ele morreu semana passada com 103 anos, Anne ficou, com 100 anos. Que par.

O que me trouxe até aqui nessa conversa foi um episódio vivido pelo casal há muitos anos, em 1958.

Kirk estava no auge e queria ir junto com Mike Todd, então marido de Elizabeth Taylor, de Miami para uma festa em Nova Iorque. Iriam num avião particular, um festão… Anne, como boa mulher e com autoridade, disse não, tu não vais e pronto! Kirk subiu e desceu, tentou e fez bico. Anne irredutível: tu não vais, e estamos conversados! Kirk tossiu, afrouxou a gravata e recolheu o trem de pouso, colocou a viola no saco e não foi. Ficou furioso, mas não foi.

Anne e Kirk não se falaram mais naquele dia. No outro dia, cedo pela manhã, o café servido na cozinha, Kirk e Anne ali, silêncio. Anne ligou o rádio. Ligou na hora em que a notícia era dada com impacto: o avião de Mike Todd caíra, todos mortos… É preciso dizer mais? Anne e Kirk foram felizes até a semana passada. Agora Kirk está morto, de morte “natural”, valeu a pena o casamento…

Retrato

Li uma pesquisa sobre músicas tocadas nas rádios brasileiras e fui lá fora tomar um ar. O resultado da pesquisa tem a cara dos que andam por aí se achando alguma coisa. A pesquisa diz que “Os sertanejos lideram a preferência musical dos ouvintes”.

Sertanejos, antes fossem. São toscos do asfalto sem voz nem ritmo fazendo ruídos para os “desavisados”. Um povo assim nunca vai sair do atoleiro. Sertanejos eram Tonico e Tinoco…

Estranho

Acabei de ver um programa na TV e me lembrei de minhas aulas de Psicopatologia Sexual, na Psicologia da PUC/RS. Falei com alguns alunos de Psico e me disseram que hoje não existe mais essa cadeira. Estranho. Por que não? Muito estranho.

Falta dizer

Conselho para pensar. Do livro “O Poder dos Inquietos”:

“Pense no amanhã, mas não troque suas melhores energias por um plano de aposentadoria para quando chegar à velhice”.

Dito de outro modo, viva o momento. Certo? Com inteligência sim… Mas só se vive bem o presente quando se semeia para o amanhã, caso contrário é estupidez pura. Torrar tudo hoje e deixar o amanhã para o amanhã é o caminho seguido pelos fracassados da vida. A estulta maioria.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul