Coluna do Prates: Pinheiro ou arbusto?

Por: Luiz Carlos Prates

03/02/2023 - 05:02 - Atualizada em: 03/02/2023 - 08:04

Gosto de frases “baratas”, daquelas frases esquecidas no fundo da gaveta, frases, todavia, que nos fazem pensar e repensar a vida. Estamos num mundo, hoje como nunca antes, em que as aparências valem mais que o verdadeiro “ser”.

Se aparento ter, se vivo aparecendo em exibições materiais, tipo uma bela casa, um carrão na garagem, foto de viagens, essas tolices inúteis, ah, vão me notar e me invejar. E em sendo assim eu “sou”.

Não, não será por essas exibições que alguém vai sossegar as inquietações existenciais que não nos deixam em paz senão depois de uma boa “reforma” interna. “Ser” por fora é muito fácil, facílimo.

Acabo de ler uma frase tão simples como uma florzinha do campo. Diz assim – “Se não puderes ser um pinheiro, no topo de uma colina, sê um arbusto no vale, mas sê o melhor arbusto à margem do regato”.

Frase quase infantil, mas com efeitos revolucionários numa personalidade que a leve adiante. Não posso ser um pinheiro no alto de uma colina, notado e admirado por todos? Não, não posso. Mas posso ser um arbusto saudável e feliz ao lado de um arroio? Sim, posso.

Então, é o que vou fazer e ser. Vou lutar todos os dias para ser um “arbusto” cada vez mais forte e competente, um arbusto a provocar inveja nos que se aproximarem fingindo ser “Pinheiros”, pinheiros de aparência.

Não existe essa de dizer-se alguém sem talento. – “Ah, eu não dou pra nada, não tenho jeito pra nada…”. Quando alguém diz isso ou parecido, diz apenas da boca para fora, a pessoa, mais das vezes, está tentando se enganar para não admitir que não age como devia e não faz o que bem podia fazer.

É desculpa, mecanismo inconsciente de defesa do ego. Psicopatologia pura. Imaginemos como “um pinheiro fortão” uma pessoa aqui de perto, pessoa com dinheiro, casa luxuosa, carrão na garagem, aqueles arrotos enganosos que nos passam… Será que essa pessoa é feliz? Dificilmente o será.

Já outra pessoa – tida por arbusto – morando numa casinha pobre, bem que pode ser felicíssima. Ela se fez um “arbusto” competente, ético, de valor. É o que vale. Entre ser um pinheiro “fortão” nas aparências, bem melhor é ser um arbusto feliz…

ESGOTO

Florianópolis. Numa rua estreita, cheia de buracos, irregularidades, uma carro atrás do outro e lado a lado… Entre esses caros, um imbecil numa bicicleta com uma menininha de meses no colo. Se esse imbecil cair, se um carro passar por cima deles, o que os hipócritas vão dizer? Esses irresponsáveis têm que ser tirados de circulação a buzinaços, ou pelos “agentes” cegos da lei ou por alguém de paciência bem curta. Será que o imbecil era pai? E a mãe da criança, ficou em casa fazendo as unhas?

CURIOSO

Este é mesmo um país de vale tudo. Quem dirige um carro tem que ter habilitação, tem que andar de cinto, tem que dispor de cadeirinha para crianças, isso e mais aquilo… Todavia, estúpidos andam de bicicleta na contramão, sem habilitação, sem testes, sem sinalização nenhuma, não raro com bebês na bicicleta e assim por diante… E as “autoridades”, os metidos, o que fazem? Ah, isso eles não veem…

FALTA DIZER

Gostei do bom humor de uma apresentadora na televisão. Ela comentava as mentiras dos “pombinhos” que se separam e dizem continuar bons amigos e até mesmo se amando. Falsos, digo eu. A apresentadora disse que se ex fosse bom, Deus não teria mandado amar “o próximo”. Humor e razão, casados.