“Carnaval é para buscar amor ou a nós mesmos?” – Leia a coluna do Prates desta quarta-feira (26)

Foto Divulgação

Por: Luiz Carlos Prates

26/02/2020 - 07:02

Todo crente é também um grande descrente e diante dos mesmos fatos. Paradoxo? Também acho, mas é o ser humano em sua essência. Quem buscar razão e coerência nos humanos vai ficar sozinho na vida, rangendo os dentes da incompreensão.

Você tem razão, para uma quarta-feira de pós-carnaval o assunto está sem sol. Vamos abrir a janela.

Você já deve ter ouvido dizer que todo amor de carnaval acaba na quarta-feira de cinzas. Digamos que sim e digamos que não, depende.

Uma pergunta hoje não pode ser deixada sobre a mesa: carnaval é para sair em busca de amor ou em busca de nós mesmos, libertos das amarras de um cotidiano pleno de frustrações?

Antes de dizer do que vi – e mais uma vez – no carnaval da Passarela Nego “Quirido”, no sábado à noite, estive lá, devo dizer que fiquei longo tempo olhando para as pessoas que desfilavam. Olhei-as fundamente. E sabes o que vi? Vi êxtase.

Vi homens e mulheres, mais mulheres que homens, com os olhos nas estrelas, braços erguidos, cantando com a “fúria” das melhores guerreiras da vida. Vi pessoas dançando sem olhar para os lados, soltas, livres, felizes, em outro espaço de tempo e realidade. O carnaval nos proporciona essa liberdade, uma liberdade que podemos exercer com fantasias costuradas pelos nossos sonhos. Só o carnaval pode fazer isso? Sim e não, outra vez.

Dizendo o que digo lembro-me de um professor, irmão marista, que um dia, a nós, 50 pré-adolescentes em sala de aula, afirmou que o carnaval é vivido por muitos na intensidade da bebida, do canto e da dança, mas… Que o verdadeiro “malandro” da vida não precisa dos três dias de carnaval para viver essa vida sonhada.

Disse o irmão, de batina e tudo, que o verdadeiro malandro (no bom sentido da vida) bebe, canta e dança o ano inteiro, mas… Com a devida moderação, sensibilidade e sabedoria. Será que o “irmão” estava errado? Você, leitora, decide. Claro, você também, leitor.

Eu concordo, mas costumamos deixar os saudáveis prazeres para mais tarde, para datas definidas em calendários estranhos, a felicidade fica para outra hora, fica para quando chegar o próximo carnaval… Mas não me saem da cabeça as lindas mulheres que vi na Passarela de olhos revirados para o céu cantando e dançando como deusas encarnadas.

Horror

Quantos andarão por aí “minados” sem saber? A Secretaria de Saúde de Salvador (BA), realizou no Carnaval o “Projeto Fique Sabendo”. Exames rápidos de sangue no Largo da Piedade visando a diagnósticos de Hepatite, Sífilis e Aids, tudo na hora. Dez homens estavam infectados com o HIV. Que horror! E os caras não sabiam disso. E por aqui, quantos andarão “minados” sem saber? Exames médicos fazem bem à vida, à própria e alheias…

Futuro

Ouça esta manchete, filme de terror: – “Assinaturas de jogos eletrônicos crescem no Brasil”. Estava num jornal de São Paulo. – Ah, mas esses jogos desenvolvem a inteligência! Mandar àquele lugar o estúpido que disser isso. O que desenvolve a inteligência é leitura, ler livros abrangentes, ler, ler e ler. Imagine o futuro deste país com o ensino que temos e os mimimis crescendo para o nada. Credo! Passaporte, rápido!

Falta dizer

Você tem problemas de pele? Várias podem ser as causas, mas é bom lembrar que a pele (nosso órgão maior) é também, digamos, a parte externa do sistema nervoso. O que emocionalmente nos abate pode explodir na pele, de um modo ou de outro. Um simples toque é mais que um toque, é uma mexida no nosso emocional… E o que dizer do Vitiligo? Bah!

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul