Aplausos de pé, Fagundes! – Leia a coluna de Luiz Carlos Prates

Por: Luiz Carlos Prates

24/01/2023 - 05:01 - Atualizada em: 24/01/2023 - 08:01

Antes de abrir a porta para o Antônio Fagundes, deixe-me dar uma rápida volta no quarteirão, leitora. Você há de lembrar que já comentei aqui sobre colégios nos Estados Unidos que fecham as portas “rigorosamente” em seus horários de entrada, 8h da manhã, por exemplo.

E muitos pais, furiosos com essa disciplina, jogam suas crianças por cima dos muros. Já vi várias imagens desse tipo de desatino dos pais vagabundos. Pronto, dei a volta, agora vamos ao magnífico Antônio Fagundes, um baita ator de novelas, de teatro e na vida.

Neste último fim de semana, Fagundes estava com a peça dele, “Baixa Terapia”, num teatro do Rio. Horário da peça – 21h. Em ponto. Em ponto. Em ponto… Esse em ponto está sempre escrito nos bilhetes de entrada dos espetáculos encenados pelo Fagundes.

Um direito dele e nenhuma novidade, afinal, quem não sabe que o horário – sinônimo de disciplina – é para ser cumprido? Aí é que está, a “brasileirada” acha que cinco, dez minutos de “atrasinho” não é atraso.

É sim, desrespeita a quem chegou no horário, provoca ruídos indevidos ao meio da encenação no palco, atrapalha, enfim, a paz de quem cumpriu com o horário. Deu um bafafá nessa última exibição da peça no Rio.

Vários “desatentos”, não os quero chamar daquilo… criaram caso, pensaram até em chamar a polícia, mas… Seguraram o tchan, nos bilhetes de entrada estava escrito a incondicionalidade do horário, chegou um minuto depois, não entra.

Aplausos, Fagundes, bah, cara, aplausos de pé para ti! Engraçado, a brasileirada não gosta de ficar esperando, mas admite que a esperem, nem aí para alguns “minutinhos” de atraso. É assim em tudo.

Você marca a consulta para as 14h e vai ser atendida, pelo médico muito “ocupado”, às 14h45m. Sem explicações, é “natural” para os “bacanas”. Negativo. Aliás, as provas do ENEM começam “britanicamente” às 8h, aí do vagabundo que chegue às 8h01m.

Nos aeroportos também há disciplina. Tem que ser assim em tudo, os ordinários vêm com desculpa, trânsito, chuva, relógio que não despertou, “pensei” que fosse mais tarde, aquelas desculpas dos merd…

Os disciplinados se impondo, ah, as coisas vão mudar. Mais uns 200 anos, mas vão mudar, no Brasil do atoleiro moral. Aplausos, Fagundes!

SE

Se fosse adotada a incondicionalidade para os atrasos em todas as atividades sociais, em pouco tempo teríamos uma sociedade bem melhor. Mas não há a mínima esperança. Os atrasos fazem parte do charme dos “normais”. Bom, veja o que acontece com a aplicação da lei penal. O cara estupra, mata, esquarteja e pega uma pena simbólica, quando tinha que ficar por no mínimo uns 40 anos na cadeia. E para tudo é essa elástica e falsa bondade. Povinho!

VIDA

Os médicos, por regra, fazem diagnósticos a partir de quatro ou cinco frases ou queixas do paciente, se tanto. Os “Médicos” que são de fato Médicos conversam no mínimo uns 20 minutos com o paciente sobre o seu estilo de vida, só a partir daí podem fazer melhores inferências diagnósticas. O estilo de vida determina, decisivamente, a condenação das pessoas às suas “pessoais” enfermidades. Desconsiderar esse fato? Melhor rasgar o diploma. Credo, como gosto de perder tempo!

FALTA DIZER

Hoje, o que mais no faz adoecer mentalmente é o convívio social. As redes sociais, os comportamentos fora da casinha, as loucuras todas, tanto dos nadas na vida quanto dos que têm algum “poder”. Loucura total. Ficar fora dessa é para poucos, daí que as depressões e ansiedades passaram a ser moedas correntes. Volta, Freud, volta!