A quarentena do coronavírus não vai mudar os brasileiros – Leia a coluna do Prates deste sábado (28)

Foto Divulgação

Por: Luiz Carlos Prates

28/03/2020 - 06:03

Levantei decidido da cadeira, ia lá dentro buscar as provas. Parei, sentei outra vez, era só o que faltava ir buscar provas… Já disse aqui incontáveis vezes que o Brasil é o campeão das Américas em perda de tempo em sala de aula, tantas são as desordens e badernas.

As provas que eu ia buscar estão nos meus arquivos temáticos, desisti. Desisti porque as pessoas inteligentes sabem naturalmente de certas verdades, já os toscos não acreditam nem na luz solar. É perda de tempo, por exemplo, imaginar que uma caricata “quarentena” vai educar o povo tosco, imensa maioria da “brasileirada”.

Bom, mas o que eu queria dizer é que duvido que você já tenha visto uma criança, lá pelos seis, sete, oito anos tapando a boca e o nariz ao tossir e espirrar. Duvido.

E por que não vê?

Porque as crianças não veem o exemplo vindo dos pais e também não são advertidas contra isso. Nem em sala de aula são admoestadas, logo… Imagine a tragédia com o ano letivo liberado, volta às aulas.

Estou ouvindo muita gente ou ingênua, ou safada, para fazer tipo, dizendo que a “quarentena do coronavírus” vai mudar as pessoas. Não vai mudar nada.

O que poderia mudar seria uma “quarentena” de guerra, quatro, cinco anos com os mal-educados tendo a corda dos limites bem apertada em seus pescoços. Só assim.

Ou você acha que alguns europeus e asiáticos que parecem gente fina são gente fina de graça? Nada.

Levaram no lombo por muito tempo em guerras inesquecíveis. O que faz uma pessoa “aceitável” é a educação desde o berço, incondicional, sem bilu-bilus das vovós e dos pais frouxos…

No Brasil, nada vai mudar nos costumes. A revolução cultural não virá de uma quarentenazinha de plástico.

Essa conversa me faz lembrar dos caras que saem da faculdade, com um diploma que se confunde com aquele outro tipo de papel, e saem se achando que sabem alguma coisa.

É preciso muito tempo e suor para alguém justificar um diploma. Não existe na vida mudanças de piscar de olhos. Quando um povo historicamente não tem educação, não vai ser uma pequena quarentena que o vai mudar. Um “laço” bem dado funciona bem mais rápido…

Exemplos

Gente boa, boa para o “chinelo”…

No interior do Paraná, uma médica veterinária, sabidamente infectada, juntou-se às “amigas” e não abriu o bico. Nem aí para elas.

Em São Paulo, uma ex-famosa de televisão, toda metida à bonitona, foi para a piscina do condomínio. A piscina estava fechada e ela queria porque queria “nadar”.

E também sabia estar infectada.

Ordinárias!

Opinião

Já o comentei aqui, no livro “O que eu sei de verdade”, da apresentadora de TV americana Oprah Winfrey, ela diz que – “Quando fiz 60 anos, fui invadida pela certeza de que havia conquistado o direito de ser exatamente como sou. Nunca me senti tão segura em ser eu mesma”.

Cuidado, companheira, não existe essa de “sou como sou”, querendo dizer que os outros vão pastar. Ou o velho/a tem pudor e se comporta como gente grande, ou será ridículo como velho/a… Adequar-se, sempre.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul