“A acomodação faz uma relação acabar”

Por: Luiz Carlos Prates

05/04/2019 - 07:04 - Atualizada em: 05/04/2019 - 07:52

O que é que leva uma pessoa a se interessar por outra? Bolas, o seu interesse por essa pessoa. Sim, mas de onde vem esse interesse? Vem de muitos aspectos, depende de pessoa a pessoa. Num primeiro momento, nos interessamos por alguém que tenha o “desenho” do que gostamos numa mulher ou num homem. Pode ser um jeito especial de beleza física, pode ser um sorriso, os olhos, o modo de falar, os gestos, o infinito…

Estou nessa conversa porque ontem ouvi no Minuto do Casamento, um quadro que passa mensagens aos casais, já dentro do Balanço Geral da Ric/TV, uma mensagem com a qual concordei, mas… Acrescentei algumas ponderações, afinal, sobre casamentos não há questões fechadas, tudo pode ser e tudo pode não ser… No Minuto do Casamento, os apresentadores disseram que – “Quem se mantém interessante nunca será trocado, trocada por ninguém”.

Ouvi, pensei e… Lavrei a minha sentença: depende. Todos os  maridos e esposas são interessantes um para o outro durante algum tempo, mas o tempo também costuma nos levar à acomodação, ao hábito. E diante do hábito, do costume, vamos perdendo o interesse por aquilo que um dia nos fez bater mais forte o coração. O diacho na vida é o costume, acabamos nos acostumando à Miss Mundo, no caso dos homens, ou ao Mister Apolo, no caso das mulheres.

Depois de um dado tempo, tendemos a não ver mais as virtudes do outro, o que nos fez um dia salivar de desejo. E sabes quando vamos voltar aos interesses e aos reconhecimentos? Quando a relação acabar. É assim com tudo na condição humana. Vale para um novo trabalho, aquele trabalho que nos tirou o sono, aquela vaga difícil, distante, mas que hoje nos está na palma da mão.

E aí, perdemos muito dos ímpetos que tínhamos por aquele trabalho. É perigoso… Voltando ao casamento. É interessante, sim, mantermos a atenção bem viva sobre “interessar” o outro, ele ou ela. Uma das primeiras desatenções depois de um tempo de relação é o descuido com a aparência física. – “Ah, não é mais preciso andar todo enfeitado/a diante dela ou dele”!

E muitos se atiram no barranco dos descuidos. E assim, fazem o outro perder o interesse e os desejos. É o começo do fim. E é bom não esquecer que somos todos “produtos”, e produtos devem sempre “interessar”, motivar os clientes…

Percepção

Falei de casamentos, interesses e desinteresses… Já disse que o que nos leva ao interesse por ele ou ela
é um interesse nosso, uma forma especial de perceber as pessoas. E das percepções emitimos um juízo de valor: ela é linda, ele é o cara.

Passado um tempo, as percepções se desgastam, vamos vendo as pessoas por uma ótica desbotada, bem pouco a ver com as percepções do passado. Porta aberta para o fi m… Vale para tudo na vida.

Amor

Não é o caso das mulheres, mas é o caso de “todos” os homens: colocar ênfase, creditar ao sexo a vida conjugal, muitos confundindo isso com amor. E, sabe-se, no convívio e no passar do tempo, o sexo vai perdendo o “fogo” dos inícios, daí resultando muito dos enfados dos homens no casamento, não das mulheres. Amor vem com o tempo, independe de atividade sexual. Mas os homenzinhos não pensam assim…

Falta dizer

Muita gente se preocupa com que roupa ir para o trabalho, o “guarda -roupa” lhes é importante. Mas há quem diga, e estou entre esses, que a melhor “roupa” no ambiente de trabalho é a educação. – Ah, uma pessoa educada deixa um perfume por onde passa… É um “Chanel” diferente…

Quer receber as notícias no WhatsApp?