O Google meu Negócio é uma ferramenta extremamente poderosa e é de fundamental importância para todos os tipos de empresas. Por meio do Google meu Negócio, é possível mostrar diversas informações da sua empresa e, principalmente, ser avaliado pelos seus clientes.

O fato mais incrível é que 99,9% das empresas não sabem que tipo de avaliações estão recebendo e isso tudo porque não têm ideia da existência do Google meu Negócio.

Como saber se a sua empresa está no Google meu Negócio?

Para facilitar, veja o vídeo abaixo e entenda como fazer esta verificação:

Afinal, o que é o Google meu Negócio?

O Google meu Negócio é uma ficha cadastral da sua empresa dentro do buscador Google. Essa ferramenta surgiu em 2014 e poucas empresas sabem da sua existência.

Dentro da ficha, é possível colocar o nome da empresa, fotos, endereço, telefones, links para o WhatsApp, produtos, serviços, postagens como se fosse um blog, criar um site quando você não tem um e, o mais importante, receber avaliações dos seus clientes.

Veja abaixo um exemplo de uma pesquisa realizada em nome da empresa Vale da Web, de Blumenau:

Observe que à direita aparece a ficha do Google meu Negócio e também um total de 55 avaliações/comentários no Google.

Essa ficha do exemplo acima aparece desta forma porque foi pesquisado exatamente o nome da empresa e, por isso, o Google dá tanto destaque na ficha. Porém, existem casos em que mesmo digitando o nome de uma empresa, o Google pode não trazer a sua ficha completa e há alguns motivos diversos para isso, como:

  • Falta de confirmação por carta e/ou telefone dentro da ferramenta do Google meu Negócio;
  • A ficha da sua empresa no Google meu Negócio pode estar suspensa;
  • Sua ficha pode ter o nome muito parecido com outra empresa.

Agora, se a pesquisa for por um serviço oferecido pela empresa, a ficha também pode vir a aparecer, como é o exemplo abaixo:

Observe na imagem acima como as avaliações aparecem sempre em destaque, e estas avaliações justamente são deixadas de lado por muitas empresas que às vezes podem estar sendo criticadas, porém muitas vezes nem sequer sabem da situação.

Espero que você tenha entendido o quanto é importante ter o Google meu Negócio. Não deixe de ficar atento e utilizar a ferramenta corretamente!

Quer receber as notícias no WhatsApp?