Perguntar isso a um empresário é garantia de uma resposta vaga ou muitas vezes de uma resposta como “eu não vejo isso, quem vê isso é o fulano do TI”.

Saber a base do número de acessos mensais é importantíssimo, ainda mais que existem ferramentas que te entregam isso de uma forma fácil. Inclusive, se configurar o básico, a ferramenta vai te entregar todo dia primeiro de cada mês um relatório simples do mês anterior.

E se você é o dono, ou o gerente da empresa, não pode mais dar essa desculpa de que essa informação de acessos não é com você! A maioria dos empresários contratam e investem em agências de marketing e assim podem dar uma desculpa melhor e mais avançada, como: “minha agência de marketing tem estas informações”, e assim a desculpa está mais profissional, porém, saber o básico dos acessos mensais, é saber um dado da saúde da sua empresa.

Então, se você anda negligenciando essas informações, a hora de mudar isso é agora, afinal, o que não é medido, não é gerenciado. A ferramenta mais popular de medição de acessos é o Google Analytics, a qual é gratuita e possibilita ter relatórios detalhados que lhe fornecem muitas informações.

Por exemplo, entender de que maneira os usuários estão chegando ao seu site, o que é chamado de origem/mídia de acesso, que pode ser por meio das redes sociais, digitação do endereço do site diretamente no navegador, busca no Google, algum link do seu site que esteja em outro, ou anúncio pago que sua empresa fez na ferramenta de busca do Google ou em outra mídia da internet.

Para facilitar sua vida, fiz um tutorial simples de como você deve se ligar e se conectar com o Google Analytics, para não precisar mais dar desculpas para ninguém. Confira.