O Google Trends pode te ajudar a entender o futuro. Essa incrível ferramenta nos mostra desde 2004 os volumes de pesquisas que foram realizadas por qualquer tipo de palavra, e ainda temos opções para comparar palavras ou no caso termos de busca (marcas, produtos, etc...), além de podermos filtrar por país, estado, cidade, ano, área (categoria) e tipo de pesquisa (Google, YouTube, imagens, notícias, Google Shopping e por aí vai).

Para quem é indicado o uso do Google Trends?

Para muitas pessoas que precisam descobrir tendências (trends) e fazer comparativos de buscas. Os profissionais de marketing adoram o Google Trends e atualmente são os que mais usam a ferramenta, mas ela é simples e livre para qualquer pessoa fazer seus testes de busca de tendências.

Os donos de videolocadoras poderiam ter previsto o seu fim!

Desde 2004, na internet brasileira, as videolocadoras registravam muitas buscas, mas após a entrada da Netflix, em 2011, tudo começou a ficar complicado. E isso foi previsto no Trends. Veja a imagem abaixo referente às buscas por videolocadoras, no Brasil.

Observe que a queda começa a se acentuar a partir de 2011. Porém, também é válido lembrar que de 2005 em diante o serviço de internet no Brasil começou a melhorar, e as empresas e lares brasileiros passaram a ter internet com mais velocidade. Também nessa época, iniciou a pirataria dos filmes, e isso também culminou para a queda das videolocadoras.

Agora, olhe abaixo a situação de busca do Netflix desde 2004, no Brasil:

Comparação de marcas e produtos

Outra forma bacana de usar o Google Trends é comparando marcas e produtos. Veja a seguir um comparativo de qual termo tem mais busca no Brasil, o Honda Civic ou o Toyota Corolla:

Observe que o Toyota Corolla está na frente nas buscas, com praticamente o dobro. E agora olhe o resultado de vendas do ano de 2018:

Google Trends é a realidade de mercado!

Descendo um pouco mais a barra de rolagem, você vai ver que o Google Trends mostra os estados brasileiros e a média de buscas dentro deles, inclusive você pode pesquisar direto no campo onde selecionou “Brasil”. É possível que você coloque um estado ou uma cidade, porém haverá momentos em que o Google não vai mostrar dados suficientes, pois não há um bom volume de buscas e infelizmente essa quantidade mínima não é revelada pelo Google.

Agora, você vai ver as consultas relacionadas ao Civic e Corolla. Por exemplo, note que o Honda Civic 2008 é bem procurado, ou seja, para um vendedor de carros essa informação é muito importante, uma vez que há mercado para esse veículo.

Já no caso do Toyota Corolla, as versões 2015, 2014 e 2010 estão em alta.

Como comentei lá no início deste artigo, o Google Trends é adorado pelos profissionais de marketing. Se essas pessoas souberem usar a ferramenta de forma correta, é certo que conseguirão extrair boas informações para mudar mercados, negócios e vidas.