A IMAGEM REVERSA E A INDICAÇÃO DE AMIGOS

Por: Luciana Manfroi

10/12/2019 - 21:12 - Atualizada em: 12/12/2019 - 07:59

Uma amiga solicitou indicação de profissionais que executam o serviço de estofamento para sofás. O seu é de ótima qualidade e não tem danos no tecido, somente em um lado, onde a espuma cedeu.

Para recomendações dos amigos, foi ao Facebook.

Recebeu diversas dicas e iniciou o contato com os profissionais. Todos trabalham por conta própria, ou seja, não tem empresa, o que faz, muitas vezes, o próprio profissional tratar diretamente com o interessado.


O PERÍODO DO FAZER NADA

Ainda no processo de orçamentos com os diversos profissionais que foram indicados, estava no Instagram e resolveu consultar serviços de estofaria. Encontrou uma empresa que lhe agradou ao ver as imagens de seu trabalho. Entrou com contato pelo WhatsApp.

Passou a foto de seu sofá e os orçamentos que já havia recebido. Do outro lado, a resposta da empresa dizendo que cobriria os orçamentos, mas que teria que pagar em dinheiro. Durante o dia, continuou em contato, passou o endereço, acertaram a data de retirada do sofá e de devolução.


A DESCONFIANÇA

O responsável pela empresa continuou a enviar mensagens, cada qual um tanto mais tensa, do tipo fecha logo o serviço com a gente…

Minha amiga começou a se sentir pressionada e achou estranha a atitude, mensagens nervosas, indícios de um tratamento nada profissional estavam sendo expostos em avalanches de textos. Desconfiou da legitimidade da empresa que, lembro, foi encontrada em uma rede social.


O SONO DOS INOCENTES

Foi dormir com esta desconfiança na cabeça. Acordou com a certeza de que não faria o serviço com eles. Enviou mensagem, dando uma desculpa e finalizando a relação de possível negócio.

Do outro lado, o ser, mais nervoso ainda, jurava mais mil vantagens e perdia ainda mais a razão social, a marca registrada e o nome fantasia.


DESMASCARANDO FALSAS EMPRESAS PELO TESTE DA IMAGEM REVERSA

Encontrei minha amiga e ela me relatou o ocorrido. Pensei, isso poderá ser fácil de tirar a prova. Acessei o que o Google denomina de busca reversa de imagens. Basicamente, serve para comparar uma foto com outras relacionadas a ela, como um escaneamento. Então, a partir de agora, irei lhes mostrar como descobri que a empresa de estofamento não estava agindo com ética e, provavelmente, minha amiga teria problemas ao contratá-la.

A busca reversa de imagem pode ser realizada de maneira simples em qualquer plataforma, seja desktop, tablet ou smartphone.

Como, por vezes, vale mais o exemplo do que a teoria, neste caso, seguirei a mostrar a sequência de ações técnicas com o estudo de caso das imagens da estofaria que estão publicadas nas redes sociais e no site da empresa.

Para descobrir imagens relacionadas com a que você tem interesse, basta acessar ao Google e, ao lado do seu perfil, clicar em imagens. A partir da nova caixa de pesquisa que irá aparecer, clique no ícone câmera. Nesta caixa de pesquisa, insira o link do endereço da imagem, por exemplo.

WhatsApp e política: novas formas de ciberativismo

Em seguida, aparecerão os resultados para a imagem solicitada. Caso seja uma imagem original e não esteja em nenhum outro canal, aparecerá somente um destino de URL. Caso a imagem esteja sendo utilizada por mais canais, estes aparecerão nos resultados das URLs.

No caso da consulta que realizei sobre a procedência da imagem de um sofá, que estava sendo utilizada pela empresa em questão, você pode notar que esta imagem está sendo utilizada em mais de um site.

Então, esta foi a razão pela qual minha amiga teve a certeza de que não deveria fazer negócio com esta empresa, pois se até no site oficial e nas redes sociais se utiliza de imagens que não são resultado de seus serviços, realmente não poderá ser uma empresa confiável.

O funil do marketing digital adaptado para o Tinder

Mas, que fique claro que muitas imagens podem ser utilizadas por diversos sites, e até serem publicadas em redes sociais, caso não façam propaganda falsa. Para o tipo de negócio que minha amiga buscava, as imagens tem que ser originais, pois mostram o seu serviço e não podem publicar o que não realizaram.

Também, em épocas de apropriação indevida de imagens de terceiros, acredito que o que fica é mesmo a confiança em quem está do nosso lado, nossos amigos e suas indicações.

Assim, minha amiga voltou a sua proposta inicial e acabou fazendo negócio com um profissional ético indicado por uma amiga.

Desejo boa sorte pra você e fique de olho aberto no on-line. Estarei por aqui para quem necessitar tirar dúvidas ou sugerir pautas.

Luciana Manfroi – Consultorias, cursos e palestras sobre Marketing Digital