“Mercado da cerveja artesanal segue em alta!”

Por: Maestros Cervejeiros

15/05/2019 - 11:05 - Atualizada em: 15/05/2019 - 15:10

Olá, amigos cervejeiros e amantes da boa cerveja! Embora a economia no país siga claudicante, o mercado da cerveja artesanal segue em alta. Os números são relevantes e demonstram um crescimento acompanhando todo o movimento já ocorrido em países com um mercado artesanal mais maduro. Já estamos próximos de mil fábricas de cervejarias artesanais instaladas no país, com um crescimento de 23% ao ano, nos últimos três anos.

A região de Jaraguá do Sul já desponta com cinco fábricas: Maestro, Königs, Karsten, Stannis e Graal, com a sexta fábrica em construção pertencente à cigana Cherokee e, pelo menos, mais quatro cervejarias ciganas: Hard, C’est la Vie, Murara e Retorcida/Rott North que terceirizam sua produção aqui mesmo, na região.

Ainda na região temos mais de 150 produtores caseiros de cervejas que produzem o “líquido precioso” e movimentam as lojas especializadas à procura de insumos e equipamentos cervejeiros. Nestas lojas, o destaque vai para o Empório HomeBrew e Cervejantes Store.

Além disso, desponta um número cada vez maior de casas especializadas em servir cerveja por meio de várias bicas, as chamadas tap houses. Já temos na região mais de 10 casas especializadas e destacamos o pub da Stannis, o Grimes Beer, a Black Box, o Wissen Malte & Lúpulo e a Cervejaria Murara em Guaramirim. Também já existe um movimento consistente de restaurantes e lanchonetes trocando as bebidas nacionais pela produção local, como na Europa e Estados Unidos.

Vários investimentos programados demonstram que o mercado possui um amplo espaço de crescimento, atraindo turistas, gerando emprego, renda e fomentando toda a economia regional.

Destaque: hoje o destaque é para a Cerveja tipo Kölsch, da Cervejaria Maestro. É um estilo de cerveja ainda pouco conhecido no Brasil, originária da cidade de Colônia, na Alemanha. Ela é leve e refrescante como uma Pilsen, mas muito mais seca, como uma Ale. Com um sabor bem sutil de frutas vermelhas, a Maestro Kölsch tem uma cor levemente alaranjada e combina bem com qualquer ocasião.

Possui amargor de nível médio/baixo, um aroma de frutas vermelhas, mas de maneira muito sutil, e um sabor frutado sutil e lupulado. Harmoniza bem com prato leves e de entrada, como peixes e queijos, possuindo graduação alcoólica de 4,7%.

Para agendar:

No dia 18 de maio acontece a 2ª KingsFest, no Kings Restaurante, em Jaraguá do Sul. Uma noite alemã com muita gastronomia típica, música, chope Pilsen e Kölsch da Maestro.

Se for dirigir não beba! Produto destinado para maiores de 18 anos. Seja consciente!

Maestros Cervejeiros
Fábio Stein, Júlio Silva e Sidnei Ramthun
maestro@cervejamaestro.com.br
www.cervejamaestro.com.br
(47) 3054 4480