“Internet 5G e Wi-Fi 5GHz: entenda o que são as tecnologias e como elas vão transformar o mundo digital”

Por: Icro Solutions

24/03/2015 - 15:03 - Atualizada em: 24/03/2022 - 15:41

Este ano começou com novidade no Brasil. Até julho, o país receberá o 5G, que promete revolucionar a forma de acessar internet, aumentando a velocidade do download e reduzindo o congestionamento nas redes móveis. A tecnologia deve se tornar concorrente do Wi-Fi 5GHz, pois apesar de não serem iguais, possuem aspectos em comum.

O 5G é uma melhoria do 4G e, visa fornecer conexões mais rápidas para smarthphone, tablet e notebook. É sem fio e equivale à conexão a internet por cabo ou fibra. Já o Wi-Fi de 5GHz é para roteadores, onde possibilita velocidade de transferência mais rápida, reduz congestionamento e interferência, permitindo que a rede seja executada em mais canais do que os suportados em 2,4GHz.

Segundo o Gustavo Klitzke, sócio da Icro Solutions, ter uma internet de alta qualidade é essencial, principalmente em ambientes de trabalho. “Os clientes contratam nossos projetos de Wi-Fi para dar mobilidade aos funcionários com coletores e viabilizar sistemas de indústria 4.0”. Ele ressalta, que as novidades no acesso à internet devem melhorar o desempenho dos serviços em todos os setores desde indústrias têxteis a usinagem.