“A importância da segurança de dados e do backup para os negócios”

Por: Icro Solutions

31/03/2015 - 11:03 - Atualizada em: 31/03/2022 - 15:15

Proteger os dados que uma empresa armazena, seja ela de pequeno, médio ou grande porte, é algo imprescindível nesta nova era em que vivemos. Não se trata apenas de uma questão de organização e prevenção, mas de credibilidade perante o público-alvo, ética, proteção de ativos, competitividade e continuidade do negócio.

Para garantir a segurança de informações sigilosas, hoje, existem tecnologias no mercado capazes de evitar o vazamento, roubo ou perda de dados, além de modificações não autorizadas. Entre elas está o backup, que funciona como uma cópia de informações armazenadas em um dispositivo ou sistema para outro ambiente, garantindo que esses dados possam ser restaurados caso ocorra algum problema.

Os backups devem fazer parte da rotina operacional de uma empresa, principalmente, nas que trabalham com informações sensíveis, como dados bancários e dados pessoais de clientes. Neste sentido, outro fator importante a se considerar é a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

A legislação estabelece diretrizes importantes e obrigatórias para a coleta, processamento e armazenamento de informações pessoais. Desta forma, torna-se fundamental também um sistema que proteja as cópias de segurança feitas por backup e que monitore o acesso a esses dados.

Por isso, uma das melhoras formas de realizar o backup é por armazenamento em nuvem (cloud). O método totalmente automatizado é mais seguro, confiável e econômico, reduzindo os riscos de perda de dados e os custos com hardwares e com espaço físico para arquivamento dessas informações. Além disso, o backup em nuvem conta com verificações preventivas e recursos como senhas e criptografias para acesso. Para as empresas, ele também é vantajoso devido à centralização de dados e acessibilidade.

Nesses casos, a consultoria de uma empresa especializada em tecnologia da informação (TI) é fundamental para manter a segurança do sistema e ainda orientar a equipe sobre as adequações à LGPD. Para saber mais, entre em contato com o time de profissionais da Icro Solutions!