Governo do Estado e Senai estudam parceria para Cedup

Por: OCP News Jaraguá do Sul

09/04/2016 - 04:04

O secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional de Jaraguá do Sul, Leonel Pradi Floriani, esteve reunido com o diretor do Senai de Jaraguá do Sul, Michael Eberle Siemeintcoski, esta semana para falar sobre uma possível parceria entre Governo do Estado e Senai para o funcionamento do Centro de Educação Profissional (Cedup), em Guaramirim.

Com a parceria, o Senai seria responsável pela administração da unidade. Segundo o diretor, há três anos a instituição apresentou uma proposta para a realização do trabalho conjunto e, na época, não aconteceu por uma questão jurídica. A partir de agora será dado início a um novo estudo de viabilidade. “Temos que analisar três pontos: infraestrutura, economia e jurídico”, falou Siemeintcoski.

As obras do Cedup devem estar concluídas no próximo mês. A análise técnica consiste em verificar se há espaço para a instalação de máquinas e equipamentos utilizados pelo Senai. A análise econômica vai discutir a manutenção do Cedup e outros pontos do trabalho conjunto do Governo do Estado e Senai. A terceira análise será jurídica, a fim de verificar a viabilidade da parceria.

senai

Secretário Regional, Leonel Pradi Floriani, se reuniu com o diretor do Senai de Jaraguá do Sul, Michael Siemeintcoski na quinta-feira

* * *

Dieter Janssen recebe prêmio do Sebrae
O prefeito de Jaraguá do Sul, Dieter Janssen, foi agraciado nesta sexta-feira com o prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, na temática desburocratização. A gratificação ocorreu pela ação da Incubadora do Empreendedor. Este é o segundo ano consecutivo que o prefeito ganha o prêmio. No ano passado, a ação premiada foi o processo de desburocratização na abertura de empresas.

* * *

Ministro é contra decisão favorável à SC
O ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, manifestou ontem preocupação com a liminar concedida pela Supremo Tribunal Federal (STF) ao governo de Santa Catarina para que o estado pague sua dívida com a União aplicando juros simples. Ele disse que a ação terá grande impacto nas finanças públicas. No Estado, a decisão foi comemorada nesta sexta. “Com a liminar, conseguimos suspender o pagamento que era injusto e abusivo. E isso vai permitir enfrentarmos a crise com muito mais eficiência e capacidade”, disse o governador Raimundo Colombo.

* * *

leandro schmoeckelO verdadeiro golpe
Golpe é uma palavra muito usada atualmente no cenário político. A definição de golpe é um choque que resulta num impacto de grande ou pequena intensidade. Porém quem realmente está sendo golpeado e sentindo as consequências no seu dia-a-dia são os empresários.

Podemos considerar o Governo Federal uma empresa monopolista. Não tendo concorrência, pode aumentar o preço dos tributos sem que ninguém a ameace. Já o empresário e empreendedor, que tem hoje uma concorrência que ultrapassa fronteiras oceânicas, tem sido muito prejudicado em seu negócio quando há alterações bruscas no seu custo. Principalmente quando não se tem alternativa como os meses com bandeira vermelha na energia elétrica e o preços dos combustíveis.

Em 2014 foi criada uma atmosfera momentânea de que se estava tudo bem – pleno emprego, inflação controlada – mas era tudo controlado artificialmente pelo Governo Federal devido as eleições. Após o encerramento da corrida eleitoral vimos as micro e pequenas empresas sendo bruscamente golpeadas devido a alta inflação causada pelo efeito cascata dos aumentos citados anteriormente, além dos impostos altos a serem pagos, o que resultou numa alta de 31,6% dos pedidos de falência de janeiro a março de 2016, sendo 88% micro e pequenas empresas.

Temos que continuar lutando por um melhor lugar para se empreender. Ao invés de cessar recursos, temos que disponibilizar mais e mantê-los de forma perene no mercado para que os gestores das empresas vejam uma estabilidade na concessão de crédito. Precisamos também diminuir a burocracia para facilitar o empreendedorismo, assim fomentando o desenvolvimento do país. Temos um belo exemplo do Presidente Macri na Argentina, que num curto espaço de tempo tomou decisões que melhoraram o ambiente econômico. É possível, basta querer! Juntos somos mais fortes!