Pagamentos do PIS/PASEP começaram esta semana

Por: OCP News Jaraguá do Sul

23/01/2018 - 14:01

O pagamento das cotas do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) começou nesta segunda-feira (22). Ontem, foram creditados os valores devidos aos trabalhadores com mais de 60 anos de idade que trabalharam com carteira assinada antes da constituição de 1988 e que tem conta corrente ou poupança individual na Caixa Econômica Federal e no Banco do Brasil. Os demais trabalhadores não correntistas dos dois bancos públicos poderão fazer os saques a partir da quarta-feira (24). A previsão é de que 4,5 milhões de pessoas tenham direito a um total de R$ 7,8 bilhões referente a estas cotas. O saldo disponível para saque pode ser consultado pelos sites www.caixa.gov.br/cotaspis e www. bb.com.br/pasep.

FMI eleva projeção de crescimento global e para o Brasil em 2018 e 2019

O Fundo Monetário Internacional (FMI) elevou a projeção de crescimento do Brasil para 2018 e 2019. O Produto Interno Bruto (PIB) do país deve crescer 1,9% este ano, 0,4 ponto percentual acima que foi estimado em outubro. Para 2019, a previsão foi revisada para 2,1%, um aumento de 0,1 ponto percentual. Divulgado ontem (22), o relatório World Economic Outlook destaca que a atividade econômica global registrou crescimento previsto de 3,7% em 2017, 0,1 ponto percentual acima do projetado em outubro, quando a última versão do documento foi divulgada. O FMI também prevê crescimento global de 3,9% para 2018 e 2019, o que representa aumento de 0,2 ponto percentual sobre a projeção do relatório anterior.

Moveleiro

Empresários do setor de móveis podem respirar mais aliviados e retomar projetos de investimento diante da saída da recessão e dos números da economia catarinense. Essa é a opinião do presidente da do Sindicato da Indústria Madeireira e Moveleira do Vale do Uruguai (Simovale), que tem 80 empresas associadas em 79 municípios. Para Osni Verona, “devemos ter uma melhora entre 5 a 6% em relação a 2017. No período de dificuldades pequenas e médias empresas fecharam as portas. De lá para cá, houve muito investimento para se manter no mercado e o empresário ainda está cauteloso”. Ilseo Rafaeli, da Sonetto Móveis de Chapecó, também está otimista e espera um crescimento em torno de 25% da empresa, que é especializada na fabricação de salas de jantar e vende em todo o país.

Astaxantina 

A Ocean Drop, empresa criada dentro da Incubadora de Empresas da Univali, lança nesta semana uma novidade no mercado de suplementação natural: a astaxantina. O produto, à base de algas, contém o carotenoide que é o responsável pela coloração rosada do peixe salmão na natureza e o seu consumo regular proporciona benefícios comprovados por mais de 500 estudos científicos. “A astaxantina é obtida por meio de um processo biotecnológico que requer domínio técnico, desde a produção da microalga, que é sem dúvidas, a etapa mais complicada, até o processamento, extração e encapsulamento”, explica Juliana Pellizzaro, oceanógrafa e diretora de inovação da Ocean Drop.

Prêmio Bim

Responsável pela restauração da Ponte Hercílio Luz (considerada uma obra única da engenharia mundial), a Teixeira Duarte Engenharia e Construções ganhou 1º lugar da categoria de Construção e Coordenação do Prêmio de Excelência BIM (Building Information Modelling) de 2017. Referência no setor de engenharia naquele país, o prêmio tem o objetivo de divulgar e promover as boas práticas da implementação BIM em Portugal.

Itapoá Cresce

O ano de 2017 foi positivo para o Porto Itapoá, com acréscimo de 10% em sua movimentação total em comparação a 2016, incluindo exportações, importações, cabotagem, transbordos e movimentação de contêineres vazios. Ao longo dos 12 meses do ano passado foram movimentados no terminal 612 mil TEUs (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés), contra 558 mil TEUs de 2016. A previsão para 2018 é que o Porto movimente 750 mil TEUs, um avanço de 22% em relação ao ano passado. O destaque de 2017 ficou para o aumento das movimentações de longo curso – exportações e importações –, com um avanço de 16,21% no total, o que significa 47 mil TEUs a mais do que em 2016, chegando aos 337 mil TEUs. Isoladamente, as importações saltaram de 116 mil TEUs para 145 mil TEUs, um incremento de 25%. As exportações, por sua vez, registraram aumento de 10,34%, de 174 mil TEUs em 2016 para 192 mil TEUs em 2017.

Para o cliente

Presidente do Porto Itapoá, Cássio Schreiner lembra que, nesses seis anos de operação, o terminal apresentou números muito positivos e, mesmo quando o cenário político e econômico foi desfavorável, o empreendimento proporcionou diferenciais aos clientes, criando uma relação de confiança e se consolidando entre os maiores terminais de contêineres do país. “O Porto Itapoá sempre buscou o crescimento sustentável de suas operações, focando no cliente e trazendo segurança também aos seus investidores. Essa equação deu garantias ao negócio. Iniciamos uma obra de expansão, mesmo em um momento de crise, já que havíamos alcançado uma movimentação recorde de mais de 600 mil TEUs em 2017”, afirma.

Um em cada três

A expressiva participação de Itapoá na movimentação de cargas em SC (a cada três contêineres movimentados no estado, um passa pelo terminal) é atribuída pelo diretor comercial Roberto Pandolfo ao atendimento e aos serviços diferenciados prestados ao cliente. “O cliente percebe quando o porto que ele escolheu agrega valor para seus produtos. É uma série de compromissos envolvidos, desde o entendimento do processo industrial do cliente até a configuração do terminal para solucionar sua demanda”, diz Pandolfo.