Estado estende obras de centros de inovação também para a agricultura

Por: OCP News Jaraguá do Sul

22/08/2017 - 08:08

O governador Raimundo Colombo dá nesta semana o pontapé inicial numa daquelas obras que considera que vão marcar seus dois mandatos: o Núcleo de Inovação Tecnológica de Inovação (Nita) para agricultura familiar. “Na verdade, a escolha de SC para sediar o Núcleo de Inovação não foi por acaso. O Banco Mundial apoiará nove iniciativas inovadoras como esta ao redor do mundo e o estado representa a América Latina nesta lista”, explica o governador. SC é referência em pequenas propriedades rurais e cooperativismo e por isso cada vez mais empresas de tecnologia voltam os olhos para as demandas do agronegócio e se especializam em solu- ções para aumentar a competitividade no meio rural. O Nita é uma parceria do governo, iniciativa privada e universidades para incentivar startups e pequenas e médias empresas desenvolvedoras de inovações a focar nas demandas de tecnologia para a agricultura familiar. Com o Banco Mundial como apoiador e o Programa SC Rural à frente, o Núcleo tem o desafio de levar tecnologia de ponta aos agricultores catarinenses, tudo isso a baixo custo. O Núcleo de agricultura completa o circuito de centros de inovação tecnológica que o governo Colombo está construindo para preparar SC para o futuro. São unidades em Lages (já inaugurado), Itajaí, Blumenau, Jaraguá do Sul, Chapecó, Tubarão, Joaçaba, São Bento do Sul, Brusque, e ainda deverão ser incluídos este ano os centros de Joinville e Criciúma.

DRONES 

A startup de tecnologia catarinense Emplacaí, em parceria com a Aerial Imagens, começa a testar neste mês o seu novo modelo de entrega de documentos de veículos usando drones. O CEO do Emplacaí, Elizandro Schramm, explica como funciona: “O motorista pode fazer a renovação do documento do veículo pelo site ou aplicativo, paga uma taxa, e recebe um aviso quando o documento estiver pronto para ser encaminhado. O drone (foto), equipado com uma caixa identificada do Emplacaí, faz a entrega diretamente ao usuário no endereço solicitado”.

WEG premiada 

A multinacional WEG foi mais uma vez premiada no Destaques do Ano da SMACNA Brasil, entidade que congrega os empreiteiros de metal e ar condicionado. Das oito obras premiadas, duas contam com soluções WEG: o Porto Atlântico, no Rio de Janeiro, e o Paulista North Way Shopping, em Paulista (PE). Neste mês a WEG recebeu também o prêmio de melhor empresa do setor de bens de capital do anuário Maiores e Melhores da Exame.

SUBINDO 

Um dos maiores empreendimentos imobiliários de Joinville, o Australis Easy Club (foto), no bairro Santo Antônio, está com as obras aceleradas. São 340 apartamentos e de acordo com o diretor de produção da Rôgga Empreendimentos, Ricardo Goulart, agora estão sendo finalizadas as estruturas das torres e do edifício garagem. O investimento é de R$ 17 milhões e a entrega está prevista para julho de 2018.

MAIS UMA CATARINENSE CAMPEà

A coluna anterior destacou mais uma empresa genuinamente catarinense que se destaca no exterior, a Lohn Bier, de Lauro Müller, que com a Catharina Sour de Uva Goethe ganhou o primeiro lugar mundial na categoria Flavored Fruit & Vegetable, no World Beer Awards, em Londres. Mas não foi a única catarinense medalha de ouro no mesmo evento: a Modern Sesion da Sunset Brew, de Tijucas, agora é a melhor do mundo entre as Belgium Style Ale. O prêmio foi recebido pelos sócios Eduardo Petry e Sheldon Cole (à direita na foto), que estava ‘em casa’ porque mora em Londres. Junto com Giovana Petry, eles fundaram a Sunset em 2016, trazendo um cervejeiro campeão, o joinvilense James Jimenez, para compor o time. Começaram produzindo 24 mil litros por mês da American India Pale Ale, American Pale Ale, American Lager, Light Lager, Russian Imperial Stout, Imperial IPA e premiada Modern Saison. Uma grande sacada desse time foi ir até a África do Sul e implementar a receita da Modern Saison com a Darling Brew, maior cervejaria artesanal daquele país. A cerveja levou ouro no South African National Beer Trophy e foi considerada a melhor do país na sua categoria no Festival Brasileiro da Cerveja. A colaboração resultou numa parceria inédita no mercado de cervejarias artesanais – a Sunset agora é dona da marca Darling Brew no Brasil e a Darling detém a Sunset na África do Sul. A última novidade da companhia tijucana é o lançamento de seis novas marcas, que podem ser saboreadas até o final do mês na Vitrine do Caminho Cervejeiro (foto à esquerda) no Beiramar Shopping, em Florianópolis, onde outras 39 cervejarias também estão expondo.

SC EDUCAÇÃO 

E por falar em jovens, cerca de 3,2 mil deles participarão de 16 encontros simultâneos em 16 cidades-sede de vice-presidências da Federação das Indústrias no dia 16 de setembro, durante o workshop Conexão Jovem 2017, promovido pelo Movimento SC pela Educação. A organização é dos jovens embaixadores do Movimento, com apoio de voluntários. Para fazer a inscrição é só acessar scpelaeducacao.com.br/iniciativas/conexao-jovem.

LEPPER 

O programa Histórias da Indústria/ Fiesc conta a trajetória de José Henrique Carneiro de Loyola, 85 anos, controlador do Grupo Lepper e presidente da Fiação São Bento. Economista e contador, começou a vida profissional como estagiário de banco e chegou à Lepper por um anúncio de jornal.

FORMAÇÃO 

Mais um bom modelo catarinense: a Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF) agora é uma das mantenedoras da Junior Achievement (JA), entidade fundada em 1919 e presente em 118 países na educação prática em economia e negócios. A organização nasceu em SC em 1997, já envolveu 15 mil voluntários e beneficiou cerca de 520 mil jovens. No Brasil, já são mais de 4 milhões de alunos nos 26 estados e Distrito Federal. O presidente da ACIF, Luciano Pinheiro, diz que ambas as entidades “incentivam o empreendedorismo, valorizam o voluntariado e o associativismo e essa união fará que surjam mais empreendedores em SC”.

SC PETRÓLEO 

Estamos na rota da exploração de petróleo e gás natural. Em setembro, a Agência Nacional de Petróleo realiza a 14ª rodada de leilões e SC pode ser beneficiada com os royalties e, em curto prazo, oferecendo sua imbatível infraestrutura portuária para a prospecção. “São grandes as oportunidades de desenvolvimento para o Estado com o aumento da arrecadação, bem como a geração de emprego e renda para a população”, destacou o deputado federal Mauro Mariani, que se reuniu com Marco Martins, chefe do escritório da ANP em Brasília.