“Autoconhecimento é Poder”

Divulgação

Por: Eu, Mulher e Carreira

18/06/2021 - 08:06 - Atualizada em: 18/06/2021 - 08:12

Quantas vezes passamos por situações em nossa vida que, se voltássemos no tempo, não teríamos feito determinadas coisas, não teríamos dito algumas palavras, ou então, teríamos ficado em silêncio em outros momentos.

O arrependimento nos faz lembrar que erramos, que somos imperfeitos. Mas são as experiências de vida que nos trazem os aprendizados e o amadurecimento emocional que necessitamos para crescer, amadurecer e nos responsabilizar pelas nossas escolhas e pela nossa vida.

E o que isso tem a ver com Autoconhecimento? Tudo!

Quando nos conhecemos a ponto de nos sentir seguras em ser quem somos, identificando que cometemos erros e que fracassamos algumas vezes, mas que de forma alguma somos um erro ou um fracasso. Aceitar nossa imperfeição, a vulnerabilidade e a instabilidade emocional que existe em nós, passa pela jornada do autoconhecimento. Ele é a principal ferramenta que irá sustentar o meu sucesso na carreira, na família, nos meus relacionamentos, na maternidade enfim, na minha vida.

Autoconhecimento é o meu poder interior. É o que vibra dentro de mim e que me leva da forma mais leve, saudável e prazerosa possível para a realização dos meus desejos.

Quando eu busco descobrir e despertar dentro de mim as características, talentos, habilidades que são marcantes em mim, mas também quando eu busco olhar e cuidar do que não está tão legal, daquilo que está me fragilizando, enfraquecendo e adoecendo, eu desenvolvo dentro de mim o autocuidado e ele é o meu grande aliado para minha reconexão com a minha essência feminina.

Conhecer as minhas fraquezas me torna mais atenta para seguir na minha caminhada. Conhecer as minhas fortalezas me torna mais confiante para fazer a transformação que eu desejo realizar interna e externamente. A transformação que eu desejo fazer no mundo.

Como eu descubro o autoconhecimento? Bom, eu vou te falar da forma que eu trabalho, a Psicoterapia.

A Psicoterapia busca a cura dos nossos traumas e questões emocionais através da fala. Nossos traumas emocionais nos impedem de dar passos importantes na vida, de tomar decisões, de ir em busca dos nossos desejos. Isso acontece, porque os medos e a falta de autoconhecimento chegam nos limitando e impedindo de agir. Não agimos, muitas vezes porque estamos confusos, por não termos clareza do caminho a seguir e muito menos das habilidades e competências que temos para desbravar esse caminho.

Através da psicoterapia, acessamos importantes informações ao nosso respeito, que nos farão sair da postura de vítima e criança fragilizada e nos conduzirão a nos reconectarmos com a nossa essência feminina, de mulher madura emocionalmente, capaz de se responsabilizar pela sua vida e pelo seu caminho.

Responsabilizar-se pela sua vida e pela sua caminhada é consequência de autoconhecimento e ele é o teu maior poder!

Seja bem-vinda e boa jornada!

Karine Becker Petelinkar

Psicoterapeuta e Mentora de Mulheres

@karinebeckerpetelinkar