“Cansaço constante: é normal?”

Por: Erika Tavares

14/06/2022 - 10:06

Eventualmente, temos aquele dia que nos sentimos exaustos, sem forças e com as energias esgotadas. Normalmente, depois de uma boa noite de sono a sensação passa e retornamos ao estado robusto habitual do nosso corpo. Entretanto, se essa falta de energia tem ocorrido de forma constante, é necessário investigar possíveis causas.

Nunca se deve ignorar um período prolongado de baixa energia. A fadiga constante pode torná-lo menos ativo mental e fisicamente, prejudicar a função cognitiva e assim reduzir a qualidade de vida. Essa falta de energia e disposição também pode ser um aviso prévio de uma doença grave.

A fadiga é um sintoma típico de muitas doenças, como doenças cardíacas, respiratórias, neurológicas, cânceres, doenças autoimunes, como lúpus e esclerose múltipla; e anemia. E também de doenças psiquiátricas, sendo um sinal comum de depressão e ansiedade. E pode ser até mesmo um efeito colateral de algum medicamento.

A produção de energia química dentro das células do nosso corpo é realizada pelas mitocôndrias. São estruturas produtoras de moléculas chamadas trifosfato de adenosina ou ATP. Elas funcionam como um depósito de energia, acionado quando necessário para a realização de alguma reação.

Existem maneiras naturais de ajudar o seu corpo a produzir mais ATP e a repor os níveis de energia. As estratégias mais comuns giram em torno de três conceitos básicos: dieta, exercícios e sono.

Até 60% do peso de um homem é água. Se seu corpo está com falta de líquidos, um dos primeiros sinais é uma sensação de fadiga. Em relação à alimentação, é recomendado fazer refeições em pequenos intervalos do que períodos prolongados em jejum, de forma que o cérebro sempre terá reserva de energia e nutrientes. Além disso, grandes refeições fazem com que os níveis de insulina aumentem, o que então baixa o açúcar no sangue rapidamente, causando a sensação de fadiga e sonolência.

Estudos científicos também sugerem que um sono de qualidade pode aumentar os níveis de ATP.

O exercício aumenta os níveis de energia, liberando os neurotransmissores promotores de energia cerebral, como a dopamina, a norepinefrina e a serotonina. A atividade física também torna os músculos mais fortes e eficientes, de modo que precisam de menos energia e, portanto, conservam ATP.

Nos dias que estiver se sentindo exausto, a cafeína pode aumentar o estado de alerta, portanto, tomar uma ou duas xícaras de café pode ajudar a estimular o cérebro. Porém, se a fadiga for um sintoma frequente procure um médico para investigação adequada.

Onde encontrar

Clínica Soprus: Rua João Planincheck, 618, Nova Brasília, Jaragua do Sul -SC

Médica especialista em Neurologia (CRM SC 30733 – RQE 20463) pelo Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia.
Mídia social: @draerikatavaresneuro
Contato: (47) 3373-4252 | (47) 98402-5034
Email: erikatavaresneuro@gmail