“A Covid-19 também afeta visão e audição”

Imagem divulgação Unsplash

Por: Erika Tavares

15/03/2022 - 06:03

Dos cinco sentidos com os quais percebemos o mundo, visão, audição, tato, olfato e paladar; sabe-se que pelo menos quatro podem ser prejudicados pela covid-19. As perdas do olfato e paladar foram um dos sintomas primordiais, tendo sido relatadas desde o início da pandemia, mas pesquisas recentes mostram sintomas relacionados à visão e à audição também.

Uma revisão de estudos realizada por pesquisadores no Canadá demonstrou que a taxa de perda de audição entre pacientes com covid-19 era 3,1%. De zumbido, 4,5% e cerca de 12,2% dos afetados apresentavam também tontura. O zumbido após doença pelo Coronavírus pode ocorrer tanto em casos leves quanto graves da doença. Neste último, os riscos podem aumentar pelo uso de remédios durante o tratamento, os quais teriam uma toxicidade maior para a audição. Outro sintoma neurológico muito frequente é a tontura, que causa grande impacto na qualidade de vida do paciente.

Outra pesquisa aponta que as manifestações oculares ocorrem em 11% dos infectados. Podem ser desde formas leves, como conjuntivites, sensação de olho seco ou de corpo estranho no olho, lacrimejamento, vermelhidão, coceira; ou mais graves, como inflamações no nervo óptico, turvação visual, perda da visão e paralisia do movimento do globo ocular. Também foram constatados casos de estrabismo. Além de problemas na disposição ocular nos casos de pacientes gravemente enfermos, internados, com indicação de ficar em posição prona — de barriga para baixo para melhor recuperação pulmonar.

Em ambas as publicações, porém, os autores destacam que os achados devem ser interpretados com cautela, visto que os estudos ainda são recentes, com um número limitado de casos e não há evidências suficientes para uma associação direta entre a covid-19 e esses sintomas.

Ainda há muito por saber sobre a Covid-19, visto se tratar de uma nova doença se comparada a outras já conhecidas e com maiores estudos. Os cientistas ainda precisam descobrir diversos fatores contribuintes para as manifestações sistêmicas, além das pulmonares, assim como para estudar possíveis tratamentos. Estudos como esse servem para alertar médicos quanto aos outros sintomas possíveis da infecção.

Válido sempre ressaltar que, para que tais desordens desencadeadas pelo novo coronavírus sejam evitadas, os cuidados básicos de prevenção contra são essenciais. Esquema vacinal completo, lavar as mãos com frequência, utilizar álcool em gel e manter o distanciamento social. Com esses cuidados, você, sua família e todos ao seu redor estarão mais seguros.

Onde encontrar

Clínica Soprus: Rua João Planincheck, 618, Nova Brasília, Jaragua do Sul -SC

Médica especialista em Neurologia (CRM SC 30733 – RQE 20463) pelo Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia.
Mídia social: @draerikatavaresneuro
Contato: (47) 3373-4252 | (47) 98402-5034
Email: erikatavaresneuro@gmail.com