Foto Divulgação/Prefeitura de Blumenau
Foto Divulgação/Prefeitura de Blumenau

Caminhando por Blumenau não é difícil se deparar com rodas de conversa sobre assuntos rotineiros da cidade. Há quem reclame, há quem elogie, mas também existem aqueles que jogam na mesa perguntas que geram um bom debate. Um desses questionamentos costuma ser bem enfático: o blumenauense gosta de esporte?

Pode até parecer difícil de ser respondido, mas na realidade não é. É possível cravar o amor dos cidadãos pelas mais distintas modalidades que erguem a bandeira do nosso município. Para entender como chegamos aos dias atuais, é preciso compreender que essa história do blumenauense com o esporte está intimamente ligada à tradição alemã.

O surgimento de clubes para a prática desportiva uniu a população e deu a largada na história de muitas modalidades. Esse é o caso, por exemplo, dos basquetes masculino e feminino, que constituíram suas histórias dentro da estrutura do Clube Ipiranga e da Sociedade Vasto Verde. Essa ligação persiste nos dias atuais e é desses locais que se formam jovens talentos. Esse abraço dos clubes ao esporte fez o amor surgir dentro das quadras e dos campos.

Falamos da questão estrutural, mas não podemos esquecer dos abnegados. Esses são justamente os maiores carregadores de piano para transformar a teoria em prática. O apoio público é fundamental, mas a iniciativa privada é uma das bases de sucesso para a realidade que vivemos.

As principais modalidades da cidade possuem ao seu lado marcas tradicionais que incentivam e acreditam no retorno dos seus investimentos. E cá para nós, o esporte dá sim retorno quando bem organizado. A prova disso é o Blumenau Futsal, que surgiu em 2017 e vai disputar pelo segundo ano consecutivo uma Liga Nacional.

Lapidação de jovens talentos

Falar de esporte na categoria adulta é como falar de um atleta que já conta com a sua formação bem encaminhada. Mas para esse objetivo, o atleta precisou se desenvolver, aprimorar suas técnicas e realizar muitos treinamentos. O trabalho de base em Blumenau, com o apoio público, se mostrou um grande pilar na formação de jovens talentos.

A prova disso foi a conquista da Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc), em 2018, que vai contribuir para a renovação da safra de atletas de alto rendimento. Um título como esse nos dá a certeza de que a força de Blumenau em edições de Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) será mantida por muitas décadas. Inclusive, importante lembrar que o município de Blumenau é o atual campeão da competição.

Nesta temporada é possível afirmar que Blumenau é o maior celeiro esportivo de Santa Catarina no esporte de alto rendimento. Modalidades como o voleibol, futsal, basquete e handebol representam o município e o estado em competições de nível nacional. Isso sem contar o futebol, que conta com representantes no profissional e uma forte tradição no amador.

Cultivamos dentro de nossos lares sentimentos provenientes da família e podemos observar com mais frequência a presença de pais e filhos dentro de ginásios e estádios. Isso confirma a tese de que as gerações se renovam, mas o amor ao esporte nunca se acabará.