Vacinação em adolescentes seguirá normalmente

Por: Editorial

18/09/2021 - 05:09

 

Temos testemunhado e sustentado, desde o início da pandemia, que Jaraguá do Sul tem adotado uma postura diferenciada diante da gestão, prevenção, combate e acompanhamento da Covid-19. Por dispor de uma boa estrutura de saúde, tem correspondido às orientações protocolares tanto no âmbito estadual como nacional.

As ações regidas pelo Comitê Extraordinário de Combate à Covid-19, composto pela Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores, CDL, Acijs, Apevi, Ministério Público, Polícias Civil e Militar e Associação Médica tem se mostrado assertivas.

Arrefecido o impasse entre Ministério da Saúde (MS) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) acerca da suspensão e critérios da vacinação em adolescentes, Santa Catarina dá seguimento ao processo de imunização, fundamentada em posicionamento da Organização Mundial da Saúde (OMS) que recomenda a aplicação da vacina nesse grupo.

É sabido que adolescentes reúnem menor probabilidade de evoluir para situações graves ou até mesmo morrer por Covid-19. No entanto, a vacina se faz necessária como forma de evitar a circulação do vírus, bem como, prevenir os acometidos de sequelas importantes mais propensas nesse grupo.

Em Jaraguá do Sul, a Secretaria da Saúde se posicionou pela continuidade da vacinação, seguindo as diretrizes do Estado. Cabe destacar também que, o município mantém o compromisso de não aplicar qualquer outro imunizante que não seja a da BioNTech/Pfizer, o único autorizado, até o momento, pela Anvisa para este público.

Ademais, não tem se registrado, por aqui, nenhuma reação adversa que justifique a não continuidade. Por fim, oportuno se faz ressaltar, e lamentar, que mais de 20 mil adultos aptos a receberem a vacina, continuam se abstendo dessa civil responsabilidade.