Semáforos inteligentes darão fluidez ao trânsito de Jaraguá do Sul

Por: Editorial

10/11/2021 - 06:11

 

O modelo de vida urbana pós revolução industrial, desencadeou a massificação dos automóveis como principal meio de mobilidade nas cidades. De forma acelerada, carroças, bicicletas e bondes, deram lugar aos velozes e inteligentes veículos.

Atualmente, a capacidade estrutural urbana não é capaz de absorver a quantidade de veículos. As médias e grandes cidades vivem o que se poderia chamar de ‘colapso paradoxal’, ou seja, quanto mais velozes se tornam os veículos, mais vagarosamente as pessoas se locomovem. Quanto mais seguros e inteligentes, mais vítimas são geradas.

Os frequentes congestionamentos por incapacidade de fluidez, somados à intolerância e falta de educação no trânsito, são os grandes vilões da mobilidade urbana, por produzirem um custo econômico social irreparável, gerados por acidentes, mortes e poluição. Portanto, tornar o trânsito mais humanizado e com maior fluidez, é desafio constante e prioridade na gestão de qualquer cidade.

Atenta para essa questão, a Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria de Planejamento e Urbanismo está implantando um sistema inteligente de sincronização de semáforos. Os equipamentos serão instalados em pontos estratégicos na cidade.

O respectivo sistema é fundamentado em inteligência artificial, cuja função será monitorar os pontos de gargalos da estrutura viária, determinando, automaticamente, os tempos dos semáforos, promovendo assim, maior fluidez ao trânsito.

De acordo com a Secretaria, como a cidade não apresenta trânsito intenso e ininterrupto ao longo do dia, a nova tecnologia dará maior agilidade e fluidez, notadamente nos horários de pico, ou seja, nas primeiras horas da manhã, no fim da tarde e início da noite.