Saúde pública: ampliação da estrutura logística para pediatria

Por: Editorial

05/05/2022 - 07:05

Dentre as prioridades e expectativas da população brasileira, no que concerne aos serviços públicos, a saúde sempre será uma das mais observadas. Portanto, enquanto política pública, uma eficiente gestão da saúde é uma forma de reduzir desigualdade e de respeitar a dignidade de cada cidadão.

Ainda, no contexto brasileiro, embora os investimentos em saúde atendam o percentual recomendado relacionado ao PIB, a qualidade do serviço deixa muito a desejar. Trata-se de uma deficiência estrutural, passando por falta de hospitais, de equipamentos, recursos humanos, entre outros.

Diferente do padrão brasileiro, aqui em Jaraguá do Sul a saúde têm sido tratada como prioridade nº 1, em que pese inevitáveis problemas pontuais que exigem respostas céleres. Um dos problemas que está sendo despendida atenção e ação é a estrutura de atendimento da área pediátrica.

Por isso, a Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, lançou esta semana, um edital de credenciamento para compra de consultas na especialidade de pediatria. A administração pública definiu a compra de 800 consultas emergenciais por mês, além da ampliação do horário de atendimento em postos de saúde, exclusivamente, para atendimentos pediátricos.

Segundo a Secretaria de Saúde, a ação tem por objetivo fazer fluir de forma mais ágil os atendimentos eletivos que já se encontram agendados. Vale salientar que saúde, como um direito fundamental, deve ser plenamente assegurado.

Uma sociedade só é desenvolvida se seus cidadãos forem saudáveis. Não basta que a economia seja pujante, é preciso que o modelo de desenvolvimento seja capaz de assegurar os direitos básicos em sua plenitude.