Retomada gradativa das atividades culturais

Por: Editorial

27/02/2021 - 06:02

Por Nelson Luiz Pereira_conselheiro editorial do OCP

Não se concebe uma sociedade sem cultura. O que pode variar, é sua presença e intensidade em cada sociedade em particular. Por isso, é de fundamental importância saber o que ela significa, antes mesmo de entender qual sua importância, sobretudo, no mundo contemporâneo caracterizado pela tecnologia e grandes transformações.

De forma bem sucinta, ela é o significado de tudo aquilo que é gerado pelos seres humanos e não pela natureza, em particular. Logo, cultura resulta de atributos só presentes na espécie humana, como racionalidade, discernimento, sensibilidade, ética.

A pluralidade de costumes, crenças, etnias, línguas, memórias, expressões e comportamentos, formam os ingredientes fundamentais de uma cultura. Sendo assim, dada as dimensões geográficas do Brasil, pode-se dizer que somos um país rico culturalmente. Sua importância está na multiculturalidade enquanto força propulsora para o desenvolvimento de uma sociedade.

Diante do exposto, como poderíamos, então, avaliar o padrão e intensidade de nossa cultura jaraguaense? Ela é atuante? É Rica? É plural? Ou é modesta? Promover cultura é gerar lazer, conhecimento, prazer, e diversos outros benefícios relevantes para os cidadãos

Atenta a esta questão, em que pese o momento crítico que atravessamos por conta da pandemia, a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, da Prefeitura de Jaraguá do Sul, está retomando gradativamente, as atividades culturais de forma presencial, em parceria com escolas e demais entidades da comunidade, obedecendo, logicamente, os protocolos de segurança.

A postura de atenção, valorização e continuidade é providencial, e sempre será, já que a cultura contribui para o desenvolvimento social, ao proporcionar autoestima, valor, sentido, identidade, disciplina, motivação e bem-estar.