Restaurar o patrimônio histórico é conservar a cultura identitária da cidade

Por: Editorial

13/04/2022 - 07:04

O patrimônio histórico de uma sociedade, é tudo aquilo que, de alguma forma, revela sua formação e identidade cultural. É por meio desse rico valor que se compreende o presente, a partir do passado.

Vale destacar que nossa Constituição Federal sustenta, em seu Art. 216, que “constituem patrimônio cultural brasileiro os bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira, nos quais se incluem: as formas de expressão; os modos de criar, fazer e viver; as criações científicas, artísticas e tecnológicas; as obras, objetos, documentos, edificações e demais espaços destinados às manifestações artístico-culturais; os conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e científico.”

Ademais, estabelece em seu § 1º, que “o Poder Público, com a colaboração da comunidade, promoverá e protegerá o patrimônio cultural brasileiro, por meio de inventários, registros, vigilância, tombamento e desapropriação, e de outras formas de acautelamento e preservação.”

Portanto, sociedades que valorizam e preservam seu patrimônio histórico, possibilitam melhor entendimento de sua dinâmica de evolução através do tempo. Embora nossa comunidade não tenha, historicamente, observado tais preceitos como se convém, quaisquer iniciativas nessa direção, devem ser enaltecidas, pois são de fundamental importância para que o povo perceba suas raízes e identidade.

Sensível a isso, a Secretaria de Educação de Jaraguá do Sul irá restaurar e utilizar pedagogicamente três imóveis tombados pelo Patrimônio Histórico, os quais servirão para visitas de alunos, atividades educacionais e capacitação de professores. Uma digna, criativa e visionária iniciativa que terá como efeito, manter os espaços tombados de forma sustentável, quanto aos aspectos social, cultural, econômico e científico