Primeiro ‘Plogging’ do Jaraguá Mais Saudável

Por: Editorial

18/03/2022 - 07:03

Como seria extraordinário se todo cidadão entendesse sua cidade como um sistema social que, na condição de organismo vivo, assume um sentido de construção coletiva.

Os indicadores estruturais de caráter econômico, social, político e cultural, são determinantes para dimensionar e qualificar uma cidade, mas, não determinam, necessariamente, sua grandeza. Essa qualidade é uma percepção particular que deriva do sentimento de pertença de cada cidadão.

Sustentamos a ideia de que transformar uma cidade não é tarefa exclusiva do poder público, mas, de toda a sociedade. Exemplo disso é o visionário Programa Jaraguá Mais Saudável, movido pela força do voluntariado, e que nasceu com o propósito de tornar Jaraguá do Sul mais saudável e, consequentemente, mais sustentável, produtiva e longeva para seus moradores. Por isso, mais uma de suas ações, acontecerá nesse sábado (19), nas ruas da cidade.

Essa novidade, conhecida mundialmente como plogging, une a prática de atividade física à conscientização ambiental. O inédito evento conta com o apoio da Rede OCP de Comunicação, além de outras entidades do município. De acordo com o Programa Jaraguá Mais Saudável, “o plogging é um movimento global, recente, que se originou na Suécia.

Caracteriza-se em aproveitar a corrida e outros esportes ao ar livre, para recolher os resíduos que sujam as nossas cidades e espaços naturais. A ideia desta iniciativa sustentável é muito simples: os participantes saem para rua com a ideia de recolher o lixo que encontrarem durante a prática esportiva.” No OCP, o leitor poderá obter informações detalhadas desse evento, e como participar.