Polícia Científica

Por: Editorial

26/05/2022 - 07:05

 

As Polícias Científicas são órgãos da administração pública, subordinadas às Secretarias de Segurança Pública, atuantes em grade parte das unidades da federação.

De acordo com o portal da instituição, “a Polícia Científica de Santa Catarina é o órgão permanente de perícia oficial, competindo-lhe a realização de perícias criminais, os serviços de identificação civil e criminal, e a pesquisa e desenvolvimento de estudos nesta área de atuação.”

Tem como missão “promover perícias de natureza criminal e identificação civil e criminal, fundadas no conhecimento técnico e científico, na busca da verdade para a garantia da justiça e cidadania.” Em Jaraguá do Sul, a Polícia Científica está lotada na sede da 15ª Delegacia Regional de Polícia, localizada no bairro Vila Nova e atende todos os municípios do Vale do Itapocu.

Com o intuito de ampliar e aprofundar os serviços atinentes a esse órgão, o poder legislativo de Jaraguá tem se mobilizado no sentido de viabilizar a sede da Polícia Científica do Estado, aqui em nosso município.

Vale salientar que o Governo do Estado já liberou recursos para esse fim, da ordem de R$ 3 milhões, cabendo apenas a definição do local. Uma vez concretizado, o respectivo pleito representaria mais um avanço na segurança pública da região, cujo padrão já é referência no estado e no Brasil.

Entretanto, para manter esse padrão, é imprescindível contínua adequação e aperfeiçoamento da estrutura, tendo em vista a gradativa expansão das cidades em seus mais variados aspectos