Para o bem da saúde, seguem as obras do Hospital São José

Por: Editorial

03/03/2022 - 07:03

Ao traçar um olhar histórico para a saúde no Brasil, constataremos que é a partir da independência, em 1822, que surgem as primeiras preocupações com essa área, como forma de evitar epidemias e melhorar a qualidade de vida da população. Passados 131 anos, cria-se o Ministério da Saúde, em 1953, com as primeiras conferências sobre saúde pública, e com elas, a ideia do Sistema Único de Saúde (SUS).

Mas foi a Constituição de 1988 que estabeleceu a saúde como um dever do Estado e um direito do cidadão, regulamentando-se o SUS por meio da Lei Federal nº 8.080 de 1990.

Como já sustentamos nesse espaço editorial, a saúde é considerada um direito humano fundamental, juntamente com demais direitos assegurados pela Declaração Universal dos Direitos Humanos, como: liberdade, alimentação, educação, segurança, trabalho, entre outros.

Reafirmamos que o desenvolvimento econômico social, tem estreita relação com o padrão de saúde de uma saciedade. Por isso, vale evidenciar que a Carta de Otawa, um importante documento norteador, de abrangência mundial, estabelece alguns pré-requisitos a serem cumpridos pelas lideranças de uma sociedade, visando a promoção da saúde, quais sejam: acesso à educação, paz, moradia, alimentação, renda, ecossistema estável, recursos sustentáveis, justiça social e equidade.

Traçando, agora, esse olhar para nossa realidade jaraguaense, observa-se conexão com esse direito fundamental e seus princípios. Encontra-se em pleno andamento as obras de expansão do Hospital São José, que contempla um novo bloco cirúrgico, e que alavancará o número de cirurgias a serem realizadas no município.

É a saúde sendo prioridade, como deveria ser em qualquer lugar do mundo.