A identidade empreendedora que caracteriza a região do Vale do Itapocu, lhe confere maior poder de adaptabilidade aos novos tempos. O processo de desenvolvimento e inovação na nova economia digital, passa a ser regido pelo dinamismo das ideias empreendedoras convertidas em tecnologias e soluções. Por isso, somar forças, conhecimentos e competências, representa uma ação estratégica de fortalecimento e sustentabilidade da economia regional.

As novas demandas que surgem a cada dia, exigem um novo paradigma de sociedade e economia. Essa nova ordem requer, por conseguinte, criatividade, colaboração, empatia, visão holística do mundo, além de capacidade analítica do mercado e compreensão das transformações sociais.

Em meio a esse contexto, surgiu o Pacto de Desenvolvimento e Inovação do Vale do Itapocu, que consiste num movimento regional iniciado por diversas entidades, públicas e privadas, com o propósito de promover, incentivar ou apoiar o desenvolvimento econômico, social, científico, educacional, tecnológico, além de fomentar o empreendedorismo e a inovação.

As entidades pactuam estratégias e ações que estejam dentro do seu escopo natural de atuação e que se enquadrem em um dos eixos definidos, e em conformidade com as diretrizes gerais do respectivo Pacto.

Oportuno salientar, entretanto, que as inúmeras oportunidades dessa nova economia, geradas pela dinâmica de converter ideias em produtos e soluções inovadoras, impõem aos empreendedores e gestores públicos, o preponderante desafio de conciliar desenvolvimento e inovação com sustentabilidade. Esta, sem dúvida, é uma das premissas que norteia a missão desse visionário Pacto.