Oportuna Black Friday

Por: Editorial

20/11/2021 - 07:11

Em tempos de crise a ordem é economizar. Tradicionalmente, o mês de novembro incorporou o movimento Black Friday como forma de oxigenar o mercado, substancialmente, do varejo, que vem sendo cada vez mais reconhecido, no cenário econômico brasileiro, por se destacar como gerador do maior número de empregos, arrecadador de tributos, e representar dois terços do PIB do país. Além disso, de acordo com estatísticas, é o setor que melhor tem suportado e respondido aos impactos provocados pela pandemia.

Considerando que o momento é propício para compras em condições favoráveis, algumas dicas se fazem oportunas para se maximizar a economia: i) evitar a compra por impulso motivada pelo preço baixo, mantendo-se a prática da pesquisa; ii) fazer orçamento prévio e lista do que se irá comprar; iii) certificar-se da origem e qualidade dos produtos; iv) observar as regras sanitárias de proteção contra o coronavírus.

Apesar do impacto avassalador da pandemia, o encerramento de um ano, sempre será digno de celebrações, e esse não poderá ser diferente. Todavia, circunstancialmente, a situação econômica das famílias não é confortável. Por isso, uma simples atitude individual, estimulada pelo senso de coletividade e reciprocidade poderá fazer uma significativa diferença para todos.

Os dias que passam a anteceder o Natal, representam uma oportunidade para demonstrar que a crise não precisa ser por carência de colaboração e senso coletivo. Então, se nesse período, o varejo é estimulado pela Black Friday, a simples atitude de priorizar as compras locais, passa ser uma digna forma de nos fortalecermos como sociedade.

A união de forças contagia. Portanto, que o efeito da Black Friday possa ficar na cidade.