O novo momento pandêmico requer atenção e cuidado

Por: Editorial

19/01/2022 - 07:01

Por conta da variante Ômicron, o mundo está sendo impactado por nova onda do coronavírus, o que requer atenção e cuidado. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), dão conta de que só na primeira semana de janeiro deste ano, mais de 15 milhões de novos casos foram registrados em todo o mundo, um recorde desde o início da pandemia.

Guardadas as devidas proporções, esse fenômeno também é realidade em Jaraguá do Sul, que vem apresentando números significativos de contaminação. O que se sabe, de forma geral, é que essa nova variante Ômicron apresenta sintomas muito semelhantes aos da Covid, podendo se verificar, ainda, quadros de diarreia.

Observa-se, outrossim, que embora seu potencial de infecção seja bem maior, o impacto no organismo de infectados é mais leve, notadamente, para os que já completaram o ciclo vacinal. No entanto, isso não pode induzir a negligência dos cuidados.

Em que pese os altos índices de contaminação não comprometerem determinantemente as Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs), o fato é que essas pessoas demandarão do sistema de saúde, medicação, repouso e isolamento, impactando de todas as formas a sociedade.

De acordo com a Secretaria de Saúde de Jaraguá, mesmo que o crescimento de casos seja expressivo, não deverão ser implementadas medidas restritivas, mas o mesmo Órgão enfatiza a importância de serem mantidos os cuidados básicos: uso de máscaras, higiene das mãos e distanciamento social para conter a proliferação do vírus.

Afinal, essa explosão de casos, é reflexo direto das aglomerações das festas de Natal e Réveillon; da falsa sensação de segurança; somando-se a potencialidade de infecção do novo vírus.