Novo Ensino Médio para os novos tempos

Por: Editorial

20/01/2022 - 07:01

 

Como empresa de comunicação tradicional e fortemente inserida na comunidade, temos sustentado a visão de que a nova construção do saber, num mundo cada vez mais disruptivo e tecnológico, requer práticas e ferramentas inovadoras para o processo de ensino aprendizagem.

Um modelo que permite se ler além dos textos, compreender além das imagens, interagir além do presencial e, notadamente, aprender além da sala de aula. Modelo este que permita, outrossim, a investigação científica, a mediação e intervenção sociocultural, processos criativos e empreendedorismo, por parte dos educandos.

Historicamente, a instituição escola nunca assumiu, de fato, o protagonismo em ser vanguarda, ou caminhar conjugada com o processo de evolução. A adequação passiva dos currículos à realidade social e mercadológica, em constante mutação, sempre se mostrou burocraticamente morosa. No entanto, mudanças importantes começam a se processar no universo escolar.

O Novo Ensino Médio do Estado de Santa Catarina, a ser adotado em 2022, passa a apresentar uma inovadora formatação curricular, ampliando carga horária, diversificando e flexibilizando conteúdos. Foi um trabalho de construção coletiva já iniciado lá em 2018, com a adesão de 120 escolas-piloto. Com isso, no ano passado, Santa Catarina foi o primeiro Estado a dispor do novo Currículo Base do Ensino Médio.

Em meio as inovações curriculares, encontra-se inserido o chamado “projeto de vida,” que tem como propósito ajudar os jovens a identificar e entender suas aspirações.