Jaraguá do Sul se destaca em efetividade de gestão

Por: Editorial

07/06/2022 - 07:06

Temos sustentado que perseguir continuamente a excelência e transparência em gestão pública, deveria ser a missão de todos os entes da federação desse imenso País.

Isso porque, a expectativa de todo cidadão é a de ter retorno de suas contribuições, em serviços e benefícios, envolvendo todas as áreas como, saúde, educação, segurança, saneamento, meio ambiente, recursos humanos, financeiros, tecnológicos, fiscais, entre outras.

Sabemos que isso não é uma realidade enquanto olhar nacional, num País de dimensão continental. Entretanto, há ilhas de excelência que servem como modelo. E uma delas é Jaraguá do Sul, que mais uma vez se destaca entre os dez municípios catarinenses em excelência na gestão pública, de acordo com relatório elaborado pelo Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE/SC).

O Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM), segue uma metodologia implementada por todos os Tribunais de Contas do Brasil, seguindo recomendações e decisões do Instituto Rui Barbosa, por meio do qual busca-se avaliar as políticas e atividades públicas dos gestores municipais.

Respectivo indicador mensura o grau de aderência da gestão municipal a determinados processos e controles em sete áreas: Educação: Saúde; Planejamento; Gestão Fiscal; Meio Ambiente; Cidades Protegidas e Governança em Tecnologia da Informação. Obviamente, problemas e desafios se fazem constantemente presentes em qualquer processo de gestão, mas, sempre poderão ser solucionáveis com organização, planejamento e vontade política.

Portanto, que a governança de Jaraguá do Sul continue refletindo um alto padrão de efetividade, traduzido em respeito que se deve ter para com o bem público e, por conseguinte, para com o cidadão.