“Jaraguá do Sul Mais Empregos”

Por: Editorial

06/05/2022 - 07:05

Sustentamos a ideia de que trabalho está muito além do conceito ganha-pão. Significa realização, sentido, superação, transformação pessoal e desenvolvimento social. Reconhecemos, outrossim, que crises de toda ordem são intrínsecas ao processo de evolução.

O diferencial entre as sociedades, está na habilidade em administrar respectivas crises, e delas identificar oportunidades e tirar proveito. Jaraguá do Sul iniciou 2022 com saldo positivo na geração de empregos. Há que se considerar que nossa região tem, por natureza, uma habilidade de assimilar com mais rapidez e clareza, as contingências, tendências e mensagens do mercado.

Por conseguinte, níveis positivos de emprego, tem reflexo direto na geração de renda, proporcionando, por sua vez, elevação do consumo, motivando investimentos e oxigenando assim, a economia. Entretanto, geração de empregos não depende, tão somente, de ambiente favorável e criação de vagas. É necessário estrutura e facilitação do processo.

Nesse sentido, a Prefeitura de Jaraguá do Sul lançou na manhã desta quinta-feira (5) o Portal “Jaraguá do Sul Mais Empregos”. Consiste numa plataforma digital de abrangência regional, desenvolvida em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) e o Sistema Nacional de Empregos (Sine), cujo objetivo é a divulgação de vagas de trabalho pelas empresas e o cadastramento de currículos pela população, tornando o serviço mais dinâmico, célere e prático para as partes.

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, o respectivo Programa contribuirá sobremaneira para aceleração da economia, promoção dos empregos em nosso município, além de proporcionar capacitação e qualificação profissional.

Oportuno se faz salientar, por fim, que o ritmo da geração de empregos não dependerá somente da saúde da economia e estrutura pública, mas também, da atitude de cada cidadão pela busca de conhecimento de forma contínua. Significa dizer que, cada vez mais, esta força geradora se orientará sobre novos paradigmas tecnológicos, que demandarão um novo padrão profissional.