IPM reflete o potencial econômico de Jaraguá do Sul

Por: Editorial

16/12/2021 - 07:12

A identidade empreendedora aliada a diversidade de negócios, eficiente governança pública e diferenciados indicadores sociais e econômicos, fazem Jaraguá do Sul figurar entre os cinco municípios catarinenses que se destacam no Índice de Participação dos Municípios (IPM).

De acordo com a Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina (SEF/SC), “o IPM é calculado anualmente pela respectiva Secretaria, que considera como principal critério o movimento econômico – também conhecido como Valor Adicionado (VA) – para compartilhar com as cidades, o ICMS recolhido pelo Estado.

A lei regulamenta que o Governo do Estado deve repassar 25% da arrecadação de ICMS aos municípios, sendo que 15% desse total são divididos igualmente entre os 295, e 85% são distribuídos de acordo com o VA.”

Esta destacada posição do nosso município no contexto econômico estadual, é produto de posicionamento e planejamento estratégicos, com propósito de atrair e reter negócios inovadores, formando trabalhadores do conhecimento, sustentando um padrão de vida com qualidade em todas as dimensões.

Outrossim, esse senso empreendedor e colaborativo de nosso povo, conjugado com a força sinérgica das entidades de classe, formam um ambiente promissor para investimentos e geração de negócios. Cabe considerar, entretanto, que a capacidade de arrecadação é proveniente desse potencial econômico que, por sua vez, deriva de um ambiente dinâmico e competitivo, aliado a uma série de indicadores de natureza estrutural, social, política, cultural, tecnológica e sustentável.

Que esse ímpeto desenvolvimentista continue orientando e alimentando o dinamismo e a vantagem competitiva de nosso promissor município.