Geração de empregos em Jaraguá suplanta a pandemia

Por: Editorial

02/02/2021 - 05:02

Por Nelson Luiz Pereira_conselheiro editorial do OCP

 

Emprego ou trabalho é uma condição primordial, não só para manutenção financeira e sustento, mas, para a dignificação da vida. Por isso, emprego transcende o sentido ganha-pão. Significa realização, sentido, superação e transformação pessoal.

Em que pese as crises de toda ordem, a evolução de uma sociedade só se dará com a manutenção de empregos. Embora nossa comunidade jaraguaense ainda não tenha compensado as perdas acentuadas decorrentes da intensa crise pandêmica, impactando fortemente a economia, o município encerrou o ano com saldo positivo na geração de empregos, o que é muito relevante.

Este fato, associado a outros indicadores peculiares, comprova que temos, por natureza, a habilidade de assimilar com mais rapidez e clareza, as tendências, contingências e mensagens do mercado.

Mensagens importantes captadas agora, traduzem que surfarão a nova onda pós pandemia, os que melhor interpretarem o novo cenário, os que optarem em remar para a frente, independentemente das adversidades.

Essa nova ordem é de menos ociosidade, mais determinação, mais foco e mais produtividade em tudo. A força geradora de empregos, não resultará somente da retomada da economia, mas, do efeito dos que melhor estiverem capacitados e adaptados aos novos conceitos e desafios de emprego.

Deve-se considerar que, doravante, esta força geradora se orientará sobre novos paradigmas tecnológicos. Isso significa que a incorporação de inteligência artificial em larga escala, na dinâmica da vida e dos negócios, demandará um novo padrão de profissional.

Pode-se concluir então que, o ritmo da geração de empregos não dependerá somente da saúde da economia, mas também da atitude de cada cidadão pela busca contínua de conhecimentos