Frio: com solidariedade as pessoas em situação de rua serão aquecidas

Por: Editorial

30/06/2021 - 06:06

 

Com as temperaturas despencando no Sul do mundo, as previsões dos meteorologistas para nossa região, apontam frio intenso. Como em qualquer cidade populosa, a nossa também conta com pessoas em situação de rua. Não por falta, necessariamente, de estrutura de acolhimento, mas, por opção própria dessas pessoas.

Então, assim como o verão anula o inverno, a solidariedade deve anular a desatenta frieza social para com os necessitados. Embora, particularmente, sejamos uma cidade acolhedora por natureza, também somos afetados por estarmos vivendo tempos sombrios, com entusiasmos exasperados, instintos de guerra sufocados e sonhos vazios.

É preciso reverter essa ordem praticando mais humanidade. Há que se ter atenção e consciência de que, uma condição de miséria, mesmo que isolada, em meio a uma sociedade desenvolvida, significa, em essência, que cada cidadão, independentemente de sua condição ou classe, está carregando consigo porção maior ou menor de “seres que vagam excluídos de tudo, à espera de uma oportunidade…, os que à noite dormem em um deserto de casas sem outro teto que as frias nuvens do céu, os que, a cada dia, pedem seu pão ao acaso e não ao trabalho, os desconhecidos da miséria e do nada, os braços nus, os pés descalços”, como bem retratou Victor Hugo em sua clássica obra “Os Miseráveis.”

Diante dessa realidade, a Secretaria de Assistência Social e Habitação de Jaraguá, pôs em prática o “Plano de Ação” para atendimento às pessoas em situação de rua. Entre os dias 28 de junho e 2 de julho, haverá atendimento em tempo integral.

Qualquer cidadão poderá ajudar, seja doando agasalhos, seja identificando desabrigados e comunicando ao Serviço Especializado em Abordagem Social, por meio dos telefones (47) 99930-1247 ou (47) 3275-8750. Solidariedade aquece.