Exemplo de uma Professora transformadora

Por: Editorial

04/06/2022 - 07:06

Um professor por missão é aquele que transforma vidas por meio do ensino e exemplo. Ou, de forma mais poético-figurada, podem ser vistos como seres luminescentes ‘pirilampeando’ pelas trevas existenciais das pessoas, pois, só eles brilham no escuro por emitirem luz própria.

Ou ainda, podem ser vistos, pelo olhar de Deepak Chopra: “um professor que o ensine a transformar-se numa pessoa livre e plena de amor é, e sempre foi, por definição, um alquimista.”

Portanto, todo professor é, em essência, um transformador, não só na dimensão escolar, mas, onde quer que a vida aconteça.

É justamente esta alquimia que rege as mãos de Júlia Mariane Américo, uma professora aposentada, de 54 anos, que encontrou em seu tempo vago, um meio de preencher a digna infância de crianças carentes.

Ela é uma dessas apaixonadas e malucas sonhadoras, que emanam esperança e fazem com que o mundo seja melhor. Seu trabalho é restaurar bonecas e doar para crianças carentes.

Num primeiro olhar, poderia parecer um trabalho comum, mas é carregado de sentido. Ela transforma bonecas, que por sua vez, transformam crianças. Portanto, esse exemplo demonstra que é muito fácil definir o “professor por conveniência”. Mas é muito difícil definir o “Professor por vocação”.

Infelizmente, a insensatez comum não percebe essa dantesca diferença, num país onde a missão mais importante é uma das menos reconhecidas.

Se a função dessa ‘alquimista’ era a de professar conhecimento, agora, passou a ser de professar vida, sonhos e alegria. Que se multipliquem esses ‘alquimistas.’ O mundo está carente.