Escola estadual Darci Franke Welk finalmente operando

Por: Editorial

09/02/2022 - 07:02

Estabelece o artigo 205 da Constituição Federal de 1988 que sendo “a educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”.

Entretanto, nossa realidade brasileira, tem demonstrado, historicamente, que Educação nunca foi prioridade nº 1 de Estado. Sempre oscilou entre 2, 3 ou 4. Soma-se a isso a intensa burocracia em qualquer processo de construção, manutenção ou melhorias de obras públicas, e o resultado são unidades escolares inacabadas, abandonadas ou mal cuidadas.

Nossa região não está imune dessas inconformidades. Um dos exemplos disso é a Escola Estadual Darci Welk que, de acordo com o Portal da Transparência do Estado, teve sua construção iniciada em novembro de 2011. Mais de uma dúzia de termos aditivos ao contrato original foram assinados, além de uma série de prazos de conclusão não cumpridos.

Embora outros casos de morosidade tenham se verificado, o longo caminho tortuoso dessa escola finalmente chegou ao fim, com a retomada das obras no ano passado, e entregue à comunidade escolar na segunda-feira (7) quando iniciaram as aulas da rede estadual. Deve-se reconhecer que o governo estadual atual, juntamente com nossa força política local, não poupou esforços para a conclusão dessa obra. Afinal, a educação tem pressa.