Educação: definido calendário 2022

Por: Editorial

29/10/2021 - 06:10

 

Falar de educação é falar de futuro. Não se transforma uma nação sem investimento relevante em educação. A pandemia do novo coronavírus causou um sensível impacto na educação. O ambiente presencial do ensino-aprendizagem foi, circunstancialmente, convertido em virtual, tendo que se reinventar.

Como toda crise gera, também, oportunidades, o período de isolamento comprovou que a nova construção do saber, num mundo conectado tecnologicamente, requer práticas e ferramentas inovadoras para o processo de ensino aprendizagem.

O contingencial período que vivenciamos, também foi propício para uma profunda reflexão: num mundo acelerado pelas novas tecnologias de informação, que tempo está se dando aos filhos? Que tempo está se dando à escola dos filhos?

O que é a educação senão um processo social em que pais, escolas e alunos se encontram conectados e comprometidos com objetivos, valores e perspectivas convergentes, falando uma linguagem acessível, dividindo tarefas distintas, mas comungando responsabilidades comuns, com vistas à formação e evolução?

Se a crise clareou ou intensificou essa consciência, então a educação se tornará melhor, pois, só ela é o caminho ideal que poderá nos dar um país ideal. Diante desse contexto, arrefecido os efeitos da pandemia, a Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria de Educação (Semed), definiu o calendário de matrículas e rematrículas da rede municipal de ensino para o ano letivo de 2022.

As unidades escolares estarão preparadas para receber 100% dos alunos de forma presencial, com consistentes investimentos em tecnologia, infraestrutura, capacitação e valorização dos professores.

Que tudo possa estar adequado para se promover uma educação colaborativa, participativa, inovadora, inclusiva, e com significativo aprendizado, crescimento individual e coletivo.