Covid-19: vacinação é ampliada em Jaraguá do Sul

Por: Editorial

22/06/2021 - 05:06 - Atualizada em: 22/06/2021 - 08:41

 

De acordo com o Art. 196 da nossa Constituição Federal, “a saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação”.

A Comissão Intergestores Bipartite (CIB), vinculada à Secretaria de Estado da Saúde, aprovou a Deliberação 081/CIB/2021, com orientações sobre a vacinação contra a Covid-19 em Santa Catarina, para gestantes e puérperas sem comorbidades e lactantes.

Com base nessa Deliberação, a Prefeitura de Jaraguá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, também estendeu a vacinação para as nossas gestantes sem comorbidades, puérperas e lactantes (até seis meses), com 18 anos ou mais.

É mais um passo em direção à meta do estado de vacinar toda a população adulta, com pelo menos a 1ª dose, até o fim de novembro deste ano. Entretanto, nunca é demais alertar que, a adesão da população à vacina, é de fundamental importância para otimizar o processo de imunização.

A real situação ainda expõe entraves de ordem logística e política, além de forte incidência da desinformação, comprometendo esse processo.

Ainda há um relevante contingente dos que, por crenças infundadas, não acreditam na vacina, como há os que decidem não tomar a segunda dose por medo ou esquecimento.

De acordo com os especialistas, somente a vacina e a observância dos protocolos sanitários serão determinantes para a eficaz proteção, sobretudo, nesse momento em que o inverno se inicia.

Por isso, enquanto não se massificar a imunização, não se poderá abdicar da atitude preventiva e consciência coletiva, usando a máscara, higienização e distanciamento físico.