Covid-19: flexibilização das máscaras

Por: Editorial

26/11/2021 - 07:11 - Atualizada em: 26/11/2021 - 08:25

 

É bem verdade que desde o início da pandemia as máscaras motivaram um desenfreado fluxo de desinformação no tocante à sua eficácia. O mesmo aconteceu com o isolamento, e segue acontecendo agora com a vacina. No entanto, os números e o atual cenário da pandemia no Brasil, comprovam que tudo o que foi feito em termos de combate ao coronavírus, surtiu efeito.

Em conformidade com as diretrizes nacionais, Santa Catarina vem fazendo o que precisa ser feito, e Jaraguá do Sul, tem adotado a postura de seguir as determinações estaduais, tendo no Comitê Gestor do Plano de Prevenção e Contingenciamento em Saúde do Covid-19, a inteligência da gestão.

A significativa redução dos números de casos, por conta do avanço da vacinação, possibilita medidas de flexibilizações monitoradas. O uso de máscaras passa, agora, a ser opcional em Santa Catarina, e Jaraguá do Sul seguirá as respectivas orientações.

É preciso considerar que a pandemia ainda não acabou. Ela arrefeceu no Brasil, porém, o vírus ainda circula. Por isso, é determinante o entendimento do teor desse novo decreto. Ele estabelece que a máscara se torna opcional nos ambientes abertos em que há possibilidade de manter distanciamento. Em ambientes fechados ou naqueles em que não é possível manter distanciamento, o uso continua sendo obrigatório.

Vale ressaltar que o retorno à normalidade deverá se processar com segurança. Circulação sim, mas, aglomeração sem máscara não. Além disso, não se pode ignorar a higienização frequente das mãos e objetos. Estas práticas precisam ser incorporadas no hábito cotidiano, pois elas vieram para ficar e permitir que a vida, o trabalho e os negócios possam fluir sustentavelmente.